A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida promoveu a 1ª Assembleia do Clero de 2023, nesta terça-feira, 9 de maio. Padres, diáconos e religiosos discutiram as ações desenvolvidas pelas comunidades de fé das 9 foranias da Rensa, em sintonia com atual Projeto Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. Cerca de 70 integrantes do clero da região participaram do encontro.
A programação da Assembleia do Clero da Rensa iniciou com um momento de espiritualidade e de leitura orante da Palavra, conduzida pelo assessor para Equipe Regional de Liturgia da região, frei Rodrigo Antônio de Jesus, OSA.
Em seguida, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Rensa, apresentou e acolheu os padres recém-chegados à região: Ângelo Márcio de Paula, Everton Vieira da Silva, Mikaill Coaglio Silva Lucas, da Forania Santa Quitéria, e o padre Thiago de Oliveira Silva, CICM, da Forania Nossa Senhora da Glória.
Trabalhos em grupo
Os participantes da Assembleia do Clero dividiram-se em grupos das 9 foranias para, nestes espaços, discutirem três assuntos propostos por dom Nivaldo Ferreira: agenda regional, núcleos paroquias e visitas pastorais.
Dentro do eixo da agenda regional para 2023, que segue o tema “comunhão, participação e missão”, foi sugerido aos grupos a reflexão da atitude das paróquias diante desta proposta pastoral. O clero também foi motivado a discutir sobre as mobilizações nas foranias para a realização da Novena ao Espírito Santo, e da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, entre os dias 22 a 28 de maio.
Já no eixo núcleos paroquiais, os membros do clero foram instigados a avaliarem a ação pastoral e evangelizadora das foranias nas vilas e favela. A implantação de Núcleos de Acolhida e Articulação da Solidariedade Paroquial (Naasp’s) e a atuação dos diáconos permanentes nesses espaços também entraram nas reflexões.
O terceiro e último ponto proposto para os grupos discutirem e apresentaram em plenária foi a agenda de visitas pastorais, que já estão em curso na Rensa. Essas visitas, segundo explicou dom Nivaldo, são para promover a sintonia e planejamento das ações paroquiais na região.
Após a reflexão em grupo das foranias, os padres, diáconos e religiosos se reuniram novamente para partilharem as experiências discutidas em nível forâneo.
Partilhas
O clero da Forania Nossa Senhora das Graças, representado na plenária pelo padre Alessander Geraldo dos Santos, observou que é necessário olhar com mais atenção a questão dos diáconos permanentes. “Precisamos de um trabalho da Igreja no sentido de garantir a permanência dos diáconos nas comunidades, mas também para que eles (os diáconos) tenham uma formação contínua e mais específica”, sugeriu.
Os membros do clero da Forania Santa Quitéria, representado na plenária pelo padre Marcos Antônio Alves de Souza, destacaram questões sobre a Novena ao Espírito Santo e Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
“Ao longo do tempo as comunidades ficaram mais focadas na questão da Quaresma e ainda é preciso desenvolver uma consciência da importância desses momentos de oração para promover a unidade dos cristãos católicos. Como nossa Forania é nova, estamos conhecendo a realidade paroquial e da região, mas já atuando para promover o ecumenismo e a participação da comunidade nesses espaços de oração”, disse o sacerdote.
O vigário da Forania Nossa Senhora do Carmo partilhou sobre as visitas pastorais, que já ocorreram nas 6 paróquias da forania e destacou que essa ação foi importante, principalmente para dar um suporte aos secretários e secretárias paroquias.
Toda as nove foranias da Rensa tiveram espaço de fala durante a plenária para partilharem as reflexões em grupo.
Pastoral Familiar
Após a plenária, o assessor do Secretariado Arquidiocesano da Família (SAF), padre Marcos Albuquerque Gomes, falou sobre as propostas para 2023, que é implantar a Pastoral Familiar em todas as paróquias da Arquidiocese. “Tarefa difícil, exigente, mas possível”, disse.
O vigário episcopal para a Rensa, para Dinamar Gomes Pinto fez a fala de encerramento da Assembleia do Clero e destacou a relevância da participação de todos no encontro. “A presença de todos aqui é muito importante. Teremos a assembleia geral do clero na próxima semana (16 de maio) e precisamos aproveitar esses momentos de partilha”, disse.
Momento fraterno
A assembleia do clero terminou com um almoço, onde os padres, diáconos e religiosos participaram de um espaço de confraternização.
A próxima Assembleia do Clero da Rensa está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023, dia 30 de agosto.
Veja as fotos: