Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Rensa conclui visitas às secretarias paroquiais na Forania Nossa Senhora do Carmo

Em continuidade às visitas nas 10 paróquias da Forania Nossa Senhora do Carmo, o secretário regional Jefferson Pinheiro e o vigário forâneo, padre Flávio Silva Ramos, estiveram em mais seis comunidades de fé de Betim entre os dias 26 de abril e 3 de maio. Assim, eles concluíram o roteiro de orientações de secretariado oferecidas às comunidades de fé.

Nesses locais, as equipes das secretarias paroquiais e os párocos puderam tirar dúvidas sobre questões administrativas e receberam orientações de procedimentos relacionados ao trabalho de secretariado nas igrejas.
A ida às paróquias que integram a Forania e ficam em Betim, atende um dos objetivos do Plano Pastoral da RENSA 2023, para enfatizar a missão das comunidades de fé enquanto instâncias sinodais de comunhão e de participação.

Na manhã do dia 25 de abril, as orientações aconteceram nas paróquias Nossa Senhora do Carmo, no bairro Centro, Santa Isabel da Hungria e São Judas Tadeu e Frei Galvão, essas duas últimas no bairro Citrolândia. Já no dia 26 de abril, a visita aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, no bairro Vianópolis.

O último dia das orientações na Forania Nossa Senhora do Carmo foram feitas na última quarta-feira, 3 de maio, nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, bairro Santa Lúcia, e São Francisco de Assis, no bairro Decamão.

Ao longo de cinco dias, o secretário da Rensa e o vigário da Forania Nossa Senhora do Carmo percorreram10 paróquias, onde conversaram com os párocos e os secretários e secretárias. “Oferecemos as orientações solicitadas e após estar mais próximo dessas secretarias paroquiais percebo que, de fato, em algumas comunidades, é necessário um aprofundamento maior para o bom funcionamento no secretariado paroquial”, avaliou o vigário forâneo, padre Flávio Silva.

Ao final das idas às comunidades de fé, o presbítero destacou a relevância do ajuste nos trabalhos das secretarias paroquiais para que os trabalhos já iniciados nas comunidades de fé sejam continuados com qualidade. “Eu acho que esse cuidado de estar próximo as secretarias e párocos é de suma importância para que, por exemplo, em caso de uma transição, o padre que chega encontre tudo organizado e tenha reais condições para dar continuidade ao trabalho já feito na paróquia”.

Para além das orientações, as visitas às paróquias também foi um espaço fraterno. “Essa ida às paróquias também foi um momento de reencontros e de estreitar laços. Muitas vezes na rotina do dia a dia não temos nem tempo para ir ao encontro dos nossos irmãos que estão em outras paróquias, sejam eles os párocos, ou quem está na lida das secretarias. As visitas oportunizaram esses encontros”, avaliou o secretário regional, Jefferson Pinheiro.

Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi quem propôs as visitas às paróquias da Rensa, durante reuniões que ocorreram nas foranias e nos conselhos regionais ainda em 2022. Para o bispo, essa ação reforça a proposta pastoral arquidiocesana inserida no Projeto Proclamar a Palavra. Ele também destaca que pelas visitas abre-se um espaço para oferecer o apoio necessário e dentro o as diferentes realidades de cada uma das paróquias da Rensa.

Próximas foranias

Nos próximos dias, o secretário regional da RENSA estará junto com o vigário da Forania Nossa Senhora da Conceição, padre Alan Pereira da Silva, visitando as paróquias Santa Teresa de Calcutá, Divino Pai Eterno, Maria, Mãe dos Pobres, Nossa Senhora da Conceição, São Cristóvão e São João Bosco, todas em Betim.

Assim como na Forania Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição, as visitas acontecerão nas outras 8 foranias da RENSA. Serão acompanhadas um total de 72 paróquias, 1 Curato e 2 Santuários ao longo do primeiro semestre de 2023.

Plano Pastoral

A ida às paróquias da região atende um dos objetivos do Plano Pastoral da RENSA 2023 para enfatizar a missão das comunidades de fé, enquanto instâncias sinodais de comunhão e participação. Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi quem propôs a ação durante uma das reuniões do Conselho Pastoral da RENSA.

Veja todas as fotos das visitas na Forania Nossa Senhora do Carmo clicando AQUI.