Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo Ferreira convida para Semana de Oração Pela Unidade Cristã 2023

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), dom Nivaldo dos Santos Ferreira, convida os cristãos a se unirem em preces de forma especial entre os dias 22 a 28 de maio, quando é celebrada a Semana de Oração. O bispo orienta o uso do subisídio com os Encontros Bíblicos, disponibilizado pelo Vicariato Episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte (Veap), por meio da Comissão Arquidiocesana de Publicações.

Veja o vídeo de Dom Nivaldo fazendo o convite:

“Estamos nos aproximando da Semana de Oração para Unidade dos Cristãos. Quero convidar a vocês para participar desta semana intensa de oração, apostando no subsídio que nossa Arquidiocese de Belo Horizonte preparou para uma novena que nos ajudará a realizar uma semana inteira de oração pela unidade dos cristãos apostando em uma realidade ecumênica da nossa fé. Participe!” – Dom Nivaldo Ferreira

Subsídios

O livro com o subsídio da Novena ao Espírito Santo, citado por Dom Nivaldo está disponível para baixar no site da Arquidiocese de Belo Horizonte. Para acessar o arquivo, CLIQUE AQUI. As paróquias da Rensa que desejam adquirir o livro impresso, podem entrar em contato com a Cúria Regional (3333-8553) e verificar a disponibilidade de exemplares disponíveis.

Celebração mundial

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. Ela acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No Brasil e países do hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, que este ano ocorre de 22 a 28 de maio. A SOUC é também um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) organiza as iniciativas para a celebração da Semana.

O tema que inspira a SOUC em 2023 é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17) foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).

Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte e www.cnbb.org.br