Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Conheça o trabalho das pastorais e movimentos da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida.

 

O Apostolado da Oração tem o carisma da oração permanente pelos padres, pela Igreja e pela humanidade. Na Rensa, o grupo atua junto às paróquias, promovendo momentos de preces e visitas aos doentes. Também realiza adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do terço nas casas, visitas aos doentes e encontros forâneos e regionais de espiritualidade.

Coordenação: Antônio Claret

A Pastoral Carcerária tem a missão de promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes pastorais trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, estão atentos às situações que possam configurar  comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.

Na sociedade, a pastoral trabalha para contribuir no aperfeiçoamento da situação do sistema prisional, promove a dignidade humana e motiva a criação de políticas públicas para as áreas prisionais.

Coordenação: Diácono Oscar e Irmã Nieves

A Comissão de Catequese tem como objetivo coordenar, orientar e articular a catequese em todas as etapas: pré-batismal, pré-eucarística, pré-crismal, pré-matrimonial e atividades catequéticas pós-matrimoniais.

Coordenação: Rosane Barbosa, Tatiane Regina e Vânia Viegas

A Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. É a pastoral que integra todas as pastorais existentes.

Sua missão é formar e manter redes comunicadoras para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades de fé.  A pastoral tem três eixos fundamentais para ser uma realidade concreta e objetiva na Arquidiocese: espiritualidade, formação e articulação.

Em nível regional, a Pascom promove formações, auxilia na estruturação de equipes de Pascom e mobiliza os comunicadores para participarem de encontros e ações missionárias.

Coordenação: Renata Cristina de Castro Miranda

A Pastoral da Criança atua na organização da comunidade e capacitação de líderes voluntários para orientar e acompanhar famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Sua missão é promover o desenvolvimento das crianças do ventre materno aos seis anos, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres e da mística cristã que une fé e vida. Dessa forma, contribui para que as famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Na Rensa, a equipe de líderes da Pastoral da Criança promove capacitações e auxilia as paróquias e foranias na formação, estruturação e reestruturação dos grupos comunitários.

Para implantação e desenvolvimento das atividades, a Pastoral utiliza e segue as seguintes orientações:

  • Apoio integral às gestantes;
  • Incentivo ao aleitamento materno;
  • Vigilância Nutricional (Desenvolvimento e Crescimento da Criança);
  • Segurança alimentar;
  • Prevenção e controle de doenças;
  • Remédios Caseiros;
  • Estimulação para vacinação de crianças e gestantes;
  • Educação essencial;
  • Prevenção de acidentes domésticos
  • Alfabetização de jovens e adultos;
  • Geração de Renda e Ajuda Mútua.

Coordenação: Cleonice

A Pastoral do Dízimo busca levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. Atua para levar a mensagem do dízimo e contribuir para que os fiéis tenham a experiência do sentido da partilha e de pertença.

O dízimo ainda objetiva atender três dimensões na Igreja, que são a religiosa e eclesial, missionária e caritativa.

Na Rensa, a coordenação regional organiza encontros formativos e de espiritualidade, promove ações de conscientização e oferece suporte às equipes paroquiais.

Equipe Regional: Padre Antônio Roberto
Telefone: (31) 98527-4607

Equipe Regional: Aline Ferris
Telefone: (31) 99247-0740

Equipe Regional: Francis Lesllie
Telefone: (31) 99374-3725

Equipe Regional: Adriano Lage
Telefone: (31) 97122-1059

E-mail: pastoraldizimorensa@gmail.com

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja que objetiva evangelizar a família, trazendo a real vivência do sacramento do matrimônio celebrado pelos casais e despertando também ligações destes para as pastorais paroquiais.

Sua missão é contribuir para que as famílias se constituam como “Igrejas domésticas”, “formadoras de pessoas”, “educadoras na fé” e “promotoras do desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “futuro da humanidade passa pela família”.

Coordenação: Alexssandra Marcelino e Aquiles Elias

Coordenação: Patrícia Muniz e Ycaro

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários. Objetiva apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como resposta da Igreja em favor da Família, especialmente, daquela que enfrenta problemas como a desestruturação e dificuldades de existir, evangelizar e formar verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

Coordenação: Krisnia Dias e Wellington Barros

O setor Juventude Rensa busca integrar as diferentes expressões que trabalham com a evangelização dos jovens, sejam pastorais, movimentos, congregações ou novas comunidades, para que cada vez mais a Igreja conte com o protagonismo juvenil ao proclamar a Palavra. O trabalho evangelizador dessa equipe representa um importante espaço de diversidade e, sobretudo, de unidade.

Coordenação: Jefferson Pinheiro

Contato: juventuderensabh@gmail.com | (31) 98634-1243

Coordenação: André Thiago de Souza

O Movimento Apostólico de Schoenstatt pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e faz parte da Obra Internacional fundada pelo padre José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914.

O carisma do movimento é a Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em seu Santuário, como forma original de viver o batismo e contribuir para a renovação da sociedade.

A meta é a educação do homem novo, o santo da vida diária, que influencia na transformação da sociedade, para que se faça um mundo novo.

Coordenação: Elizabeth Serra

Coordenação: Diácono Helvécio, Irmã Nieves, Sebastião e Valmir Barp

A Renovação Carismática Católica (RCC) tem a missão de “evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de nosso Senhor Jesus Cristo” (RCC Brasil).

O movimento também busca “tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração” (RCC Brasil).

Coordenação: Roberto Gomes

A Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, cuidar, defender e celebrar a vida a partir do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Seus agentes testemunham a opção preferencial da Igreja pelos pobres e enfermos.

O trabalho evangelizador da Pastoral da Saúde está voltado para a ação libertadora em Jesus. Como base, são utilizadas três dimensões:

  • Solidária – vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família, na comunidade com pessoas soropositivas para o HIV, pessoas com deficiências, dependentes químicos e alcoólatras.
  • Comunitária – busca a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção de doenças. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde.
  • Político-institucional – atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área de saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de promoção à saúde.

Coordenação: Julimar de Souza

A Pastoral da Sobriedade trata a dependência química pela Terapia do Amor, propondo mudanças e valorizando a pessoa. De forma articulada com outras pastorais, organiza grupos de autoajuda que realizam os seguintes trabalhos:

  • Prevenção da dependência química;
  • Recuperação dos dependentes químicos;
  • Ações voltadas aos que fazem uso ocasional sem, no entanto, terem se tornado dependentes químicos;
  • Reinserção familiar e social daqueles que se recuperam.

A pastoral também desenvolve reflexões e atividades em parceria com organismos sociais, a exemplo dos conselhos e fóruns. Defende uma política “antidrogas”, que seja eficaz, prática e geradora de vida e trabalha com as famílias e comunidades sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou preferência política.

Coordenação: Lídia Cristiane e Maria das Dores

É formada basicamente por moradores de Vilas e Favelas, desenvolvendo trabalhos nas seguintes áreas:

  • Moradia – Mobiliza moradores de vilas e favelas em busca de serviços fundamentais, como saneamento básico, água, luz, precauções em áreas de risco e, principalmente, organização da população diante das propostas de desapropriação, para que os moradores tenham indenizações justas.
  • Assistência social – Inclui combate à fome, distribuição de agasalhos em épocas de frio e doação de remédios para famílias carentes.
  • Pedagógico-educativo – Promoção de cursos, palestras e encontros.
  • Evangelização – Realiza sua ação evangelizadora, promovendo a esperança de justiça e dignidade, através de celebrações, visitas, encontros e retiros.

Coordenação: Diácono Helvécio