O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Rensa, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, participou de uma série de “conversas orantes” com membros dos conselhos pastorais e padres das dez paróquias da Forania Nossa Senhora do Carmo. Todas essas visitas aconteceram na cidade de Betim, entre os dias 16 de maio e 2 de julho.
Em cada um dos dez encontros na Forania Nossa Senhora do Carmo, dom Nivaldo iniciou com Missa, seguido de um bate-papo com os conselheiros, finalizando com um momento de confraternização. O encontro, chamado pelo próprio bispo de “conversa orante”, tem a finalidade de ampliar os espaços de diálogo e acompanhamento pastoral entre as paróquias e o bispo auxiliar para a Rensa.
Durante o bate-papo com os conselhos, cada um dos participantes teve espaço para falar livremente com dom Nivaldo e com os demais participantes da reunião. Os membros dos conselhos também tiveram a oportunidade de escutar os paroquianos, padres e o bispo, permitindo um espaço de escuta e partilha fraterna.
Caminho pastoral
As agendas de dom Nivaldo na Forania Nossa Senhora do Carmo, ocorreram após as mesmas paróquias terem recebido o vigário forâneo, padre Flávio Silva Ramos, juntamente com o secretário da Rensa, Jefferson Pinheiro. Tais visitas feitas pelo vigário e secretário foram realizadas entre os dias 26 de abril e 3 de maio. Na ocasião, as equipes das secretarias paroquiais e os párocos puderam tirar dúvidas sobre questões administrativas e receberam orientações de procedimentos relacionados ao trabalho de secretariado nas igrejas.
Profundidade espiritual
Para Maria das Graças da Conceição, da Pastoral Litúrgica da Paróquia São Francisco de Assis, o encontro entre o bispo e os membros do conselho, ocorrido no último dia 2 de julho, foi um momento de grande profundidade espiritual.
“Que delicadeza e cuidado do nosso pastor, se achegar até cada um nós, sentar no nosso meio e se fazer um de nós, e o mais bonito: ter a paciência de nos ouvir. Essa foi a primeira vez que um bispo veio e se colocou disponível para escutar, e tenho certeza que cada pessoa que se apresentava e tecia aquilo que ansiava seu coração, nós também nos encantavámos diante de belos e sinceros testemunhos”, disse.
Ainda segundo Maria das Graças, além da questão espiritual, a visita de dom Nivaldo levou encorajamento aos paroquianos. “Essa ‘conversa orante’ nos mostrou que nossa Igreja tem muitos desafios, mas caminha forte conduzida pelo Espírito Santo e pelos pastores que o coração de Deus nos concedeu”, concluiu a integrante do Conselho Paroquial.
Vigor pastoral
Em cada uma das paróquias a qual visitou, dom Nivaldo conversou com os membros dos Conselhos com os padres, criando um espaço de aproximação pastoral, segundo avaliou o próprio bispo.
“De uma forma geral avalio a visita às paróquias da Forania Nossa Senhora do Carmo como tendo sido muito fecunda para fomentar a união das comunidades em cada paróquia, a revitalização da consciência de pertença e, principalmente, para fomentar o ânimo e o vigor pastoral em tempos de pós pandemia”.
Ainda de acordo com dom Nivaldo, durante as visitas foi possível identificar pontos que podem ser melhorados na caminhada pastoral daquelas comunidades de fé, como a sintonia com o projeto de evangelização Proclamar a Palavra. “Posso testemunhar que encontrei comunidades vivas e com grande potencial de evangelização. Ainda que sejam bem pontuais, em alguns casos existem desafios”, pontuou.
Agendas
A primeira conversa orante na Forania Nossa Senhora do Carmo, em Betim, aconteceu na terça-feira, 16 de maio, na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Bueno Franco, com a presença do pároco, padre Marcos Eurélio França Rocha e os membros dos Conselhos Pastorais e Comunitários da paróquia.
Na avaliação de Neurilena Alves Bernardes, integrante da equipe de Liturgia da paróquia São Judas Tadeu – Comunidade Santa Luzia, essa agenda com o bispo possibilitou maior proximidade entre o clero e o laicato.
“A visita do Dom Nivaldo em nossa paróquia eu defino como extraordinária. Foi quebrado um tabu hierárquico da Igreja Católica onde o bispo está em um patamar que não permite a proximidade ou melhor escuta a necessidade da assembleia. Dom Nivaldo, representa para nós o verdadeiro significado do Bom Pastor que vai ao encontro da sua ovelha, independente de onde ela esteja. Acredito que esse entrosamento entre o bispo,o padre e leigos é de grande renovação na nossa fé cristã”, disse a paroquiana.
A segunda visita de dom Nivaldo na Forania Nossa Senhora do Carmo ocorreu no dia 23 de maio, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro Filadélfia, com a presença do pároco, padre Flávio Silva Ramos.
No dia 24 de maio, foi a vez da conversa orante na Paróquia Santa Isabel da Hungria, bairro Citrolândia, com a participação do pároco, Frei José Roberto Garcia Lima.
Para Geraldo Onofre Dutra, coordenador da Comunidade Paroquial São Francisco, o encontro foi positivo. “Eu achei o encontro muito frutífero e acolhedor. Falo de acolhida pelas palavras ditas por dom Nivaldo, a maneira dele celebrar e depois a conversa que tivemos, não muito longa, mais proveitosa. Foi de verdade um momento de partilha e as pessoas que quiseram falar tiveram esse espaço”, disse. Ainda de acordo com o leigo, após o diálogo de dom Nivaldo com os membros do Conselho, já é possível perceber mudanças na paróquia.
“Como coordenador de comunidade, ter participado dessa conversa foi muito valioso e já percebi algumas mudanças na paróquia principalmente no sentido de assumir as responsabilidades enquanto Igreja, que é cada um de nós”, avalia Geraldo Onofre.