Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Terça-feira Santa: Dom Nivaldo conduz Sermão do Encontro em Mariana, MG

Ouça o conteúdo

A participação do Bispo Referencial da RENSA e auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, nas celebrações deste terceiro dia da Semana Santa, 4 de abril, aconteceu em Betim, e também na cidade de Mariana, onde o bispo conduziu o tradicional Sermão do Encontro, às 19h30 na Praça Minas Gerais, em frente à Igreja São Francisco de Assis, com a participação e centenas de fies.

O sermão conduzido por Dom Nivaldo aconteceu após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Depois da liturgia na Igreja do Rosário, os participantes partiram em procissão pelas ruas da histórica cidade de Mariana. O cortejo que seguiu até o Sermão do Encontro levou a imagem de Nosso Senhor dos Passos e a relíquia de um pequeno fragmento da cruz onde Jesus Cristo foi crucificado, conhecido como Santo Lenho.

Durante o Sermão, Dom Nivaldo falou sobre o tema do Ano Vocacional 2023 e fez reflexões do Sínodo, reafirmando o que é ser Igreja. “Com os nossos corações ardendo e com os nossos pés a caminho, eis que nos encontramos após estas piedosas procissões, aqui nesta praça, juntos trilhando passos de fé”, disse o bispo na saudação inicial do Sermão.

Dom Nivaldo em Mariana

Sermão do encontro em Mariana

“Vivemos a nossa tonalidade espiritual em vista da prática do nosso desejo, de melhor servir a glória resplandecente do amor transbordante, em excesso, de Deus; amor criador, redentor, salvador e santificador, exatamente, porque sonhamos em ser sempre mais uma Igreja Sinodal de Cristo. Sonhamos em aprender a sempre mais caminhar juntos!”, ponderou Dom Nivaldo, sobre o processo sinodal 2021-2024.

Depois do sermão proferido pelo Bispo Referencial da RENSA, os devotos seguiram em procissão com as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores até a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Ao longo das celebrações em Mariana, os devotos refletiram sobre os passos da Paixão e Jesus e foi executado o tradicional canto dos motetos.

Betim

Já em Betim, Dom Nivaldo conduziu missa, às 9h, com detentos do Centro de Remanejamento Provisório (CERESP). Os reclusos vivenciaram a liturgia do Lava-Pés, que celebra Cristo à serviço do próximo, quando Jesus lava os pés dos discípulos, dias antes da crucificação e ressureição. A visita ao CERESP foi organizada pela Pastoral Carcerária, que presta atendimentos pastorais no local.

Ao longo da Semana Santa, até o domingo, 9 de abril, Dom Nivaldo celebra em diversas paróquias da RENSA. Clique AQUI e veja a programação completa.

Com informações da Arquidioese de Mariana
Fotos: Magu Tavares/ Arquidiocese de Mariana