Dom Nivaldo dos Santos e membros do Setor Social da RENSA continuam as visitas pastorais sociais e na manhã desta quinta-feira, 23, o grupo esteve no Barreiro, em Belo Horizonte, no Centro de Acolhida e Promoção da Dignidade Humana: Dispensário São Paulo da Cruz. A obra social-missionária faz parte das ações que acontecem no Santuário São Paulo da Cruz, sob reitoria do padre passionista, Alex Antônio Favarato.
O grupo social da RENSA pode conhecer os trabalhos que são realizados no Dispensário São Paulo da Cruz, como distribuição de cestas básicas, apoio psicológico, consultório odontológico, pastoral da escuta, curso de artesanato, auxílio jurídico, atendimento médico e nutricional. O reitor do Santuário explicou que além desses trabalhos para atender a população mais necessitada, no Dispensário também é oferecido apoio espiritual, com leitura obrante da Palavra de Deus toda quarta-feira, às 7h30.
Pró-vida
Outro trabalho que Dom Nivaldo e os membros do setor social da RENSA acompanharam no Santuário São Paulo da Cruz foi o Centro de Defesa do Nascituro – Casa Mãe Oásis da Imaculada. A obra é coordenada pela paroquiana Simone Calegário e presta serviço de atendimento e acompanhamento de gestantes e puérperas com fragilidades e vulnerabilidade sócio econômica e afetiva.
Todos os trabalhos que o grupo social da RENSA acompanhou nesta quarta-feira passam pelo Conselho Ampliado Dispensário São Paulo da Cruz (CADISPC), que funciona como um tipo de gerência paroquial dos trabalhos sociais presentes no Santuário e nas comunidades. Segundo padre Alex explicou, o grupo anima, traça projetos e ajuda na organização e atendimento das demandas.
“Mais do que um espaço, o dispensário é uma mentalidade presente nas pastorais e movimentos de apoio aos que mais precisam”, disse padre Alex Favarato, que atua no setor social da RENSA e também esteve presente na visita ao Santuário São Paulo da Cruz.
Outras
As visitas sociais da RENSA em 2023 acontecem em três diferentes localidades. O primeiro dia de visitação foi na terça-feira, 21, em Brumadinho, quando o grupo acompanhou a realidade de comunidades indígenas. Nesta sexta-feira, 24, o setor Social da RENSA fará outra visita socia, que acontecerá em uma ocupação urbana em Ibirité.

Visita social em Brumadinho, no dia 21 de março