Dom Nivaldo dos Santos, bispo referencial da RENSA, Dom Joel Maria dos Santos, bispo referencial da RENSER, e membros do setor Social da RENSA fizeram visita social nesta terça-feira, 21, em Brumadinho, onde conversaram com representantes de quatro comunidades indígenas. O objetivo foi conhecer a realidade dessas comunidades e perceber como a Igreja pode atuar em auxílio desses povos originários.
Do setor social da RENSA, participaram da visitação os padres Flávio Silva Ramos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Betim, e Marcos Antônio Alves de Souza, da paróquia São Paulo Apóstolo de Esmeraldas. Os presbíteros são padres referenciais do setor Social da Região. O membro do Veaspam, Samuel de Morais, foi outro integrante do Setor Social da RENSA que acompanhou a visita aos povos originários.
Apesar da agenda ter acontecido em Brumadinho, os povos originários visitados pelo Setor Social da RENSA ficam nas cidades de Esmeraldas, São Joaquim de Bicas e no próprio município de Brumadinho.
No encontro, os indígenas puderam falar das história das comunidades, dos principais desafios enfrentados e apresentaram um pouco dos trabalhos e das expressões culturais que ocorrem entre esses povos originários, tais como artesanatos e danças.
Outras visitas
Outras duas visitas pastorais-sociais serão feitas pelo grupo ao longo desta semana. Na quinta-feira, 23, o grupo estará nas obras sociais do Santuário São Paulo da Cruz, na região do Barreiro em Belo Horizonte, e na sexta-feira, 24, o Setor Social da RENSA visitará uma ocupação urbana na cidade de Ibirité.
Desde que foi nomeado Bispo Referencial na RENSA, Dom Nivaldo tem acompanhado as visita sociais na Região. Em 2022, a agenda foi em vilas e comunidades.
Veja as fotos: