Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Setembro Amarelo: Paróquias da Rensa incorporam campanha contra o suicídio

Paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se engajam na campanha “Setembro Amarelo”, pela prevenção e combate ao suicídio. As conscientizações ocorrem por meio de publicações nas redes sociais das próprias comunidades de fé, adaptações dos espaços paroquiais e reforço nos trabalhos da Pastoral da Escuta.

Laço Amarelo

Na Paróquia São Dimas, bairro Vale do Jatobá, em Belo Horizonte, ao longo de todo mês de setembro um laço na cor amarela fica afixado na torre onde funciona do Memorial Frei Antônio Prado, anexo à igreja. O mesmo espaço também recebe iluminação da cor amarela todas as noites para chamar a atenção sobre a mobilização.

Segundo divulgado pela Pascom local, a adesão ao Setembro Amarelo na Paróquia São Dimas marca o início da participação da paróquia na “Campanha Nacional dos Laços”, onde a cada mês será afixado um laço de cores diferentes que abraça a diversas causas. “Estamos nessas campanhas dos laços para ampliarmos o lado social da Paróquia e estarmos alinhados com o que ocorre na sociedade”, disse o pároco, padre Thelis Luiz Gonçalves.

Pastoral da Escuta

Na recém criada Paróquia Jesus, Maria e José,  surgida após o desmembramento de seis comunidades da Paróquia Maria, Estrela da Evangelização, na região do Barreiro, a mobilização acontece pelas redes sociais e por meio de apoio para ampliação ao trabalho da Pastoral da Escuta.  Inicialmente, a nova paróquia publicou uma postagem no Instagram trazendo uma fita amarela com uma mensagem de alerta aos seguidores sobre a necessidade de “ouvir, acolher, proteger e valorizar” as pessoas, já que tais atitudes podem ajudar na prevenção ao suicídio.

O outro passo dado pela Paróquia Jesus, Maria e José, dentro da campanha Setembro Amarelo é o 1º dia de atendimento da Pastoral da Escuta social, no sábado, 23/9, de 8h às 9h, no Centro Pastoral do bairro Santa Cecília (rua Glória nas Alturas, 290).  Os interessados terão um momento de escuta com um profissional da área de psicologia. Atendimento será feito por ordem de chegada e o investimento será de R$ 20,00 (vinte reais).

Esse trabalho de escuta acontecia somente na Paróquia Maria, Estrela da Evangelização, porém com o desmembramento a ação pastoral social passa a ser oferecida nos dois espaços.

Nas redes

Pelas redes socais, o Curato Divino Espírito Santo, bairro Jardim Industrial, em Contagem, também se engaja na Campanha “Setembro Amarelo”. A Pastoral da Comunicação tem criado cards com tema do mês da Bíblia sempre em tons de amarelo. Segundo a membro da Pascom, Cleunice Prado, a movimentação ocorre ainda por outras redes de contato. ” Já no grupo WhatsApp estávamos divulgando várias postagens e vídeos com o tema”, explicou

As paróquias São Dimas, Jesus Maria José e Maria, Estrela da Evangelização integram a Forania São Paulo da Cruz. Já o Curato Divino Espírito Santo integra a Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração.