A Pastoral Diaconal da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) realizou a 1° Assembleia Regional do Diaconato Permanente, na manhã deste sábado (2/3), na Cúria Regional, bairro Cidade Industrial, em Contagem. Esse foi um importante momento para ouvir partilhas dos diáconos e traçar caminhos na permanente formação e alinhamentos pastorais junto ao diaconato da região, em sintonia com a Arquidiocese de Belo Horizonte.
A 1º Assembleia dos Diáconos Permanentes da RENSA foi conduzida pelo Bispo Auxiliar para a Região, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira e pelo coordenador pastoral, Diácono Renato Maciel Madeira. O encontro contou com a participação de diáconos já ordenados, candidatos que estão na última etapa de formação até a possível ordenação diaconal e esposas desses ministros ordenados, ou em processo de formação.
Resposta
De acordo com o coordenador da Pastoral Diaconal na RENSA, a Assembleia responde a uma proposta do Arcebispo, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, que foi muito bem acolhida na Região.
“Hoje contamos com a presença de muitos diáconos e isso é importante para conhecer a realidade de cada forania. Nossa proposta é promover espaços para discutir, conhecer e criar comunhão entre os membros do corpo diaconal na Região”, defendeu o diácono.
Partilhas
Nessa 1º Assembleia dos Diáconos realizada pela RENSA, a principal proposta foi ouvir as experiências dos próprios diáconos e também das esposas dos membros do clero que estavam presentes.
“Uma igreja se quiser ser sinodal precisa fazer a experiência da escuta porque a escuta vai nos corrigir e vai incendiar o nosso coração”, disse Dom Nivaldo sobre a relevância das partilhas.

Dom Nivaldo ouviu atentamente cada partilha
Entre as falas dos participantes, muitas foram relacionadas aos desafios e testemunhos de tranformação de vida após o início no ministério diaconal. “Eu nunca quis visitar um presídio, mas foi lá que Deus também me chamou a servir e hoje eu sou muito feliz em celebrar com os encarcerados”, disse um dos participantes.
O papel das esposas junto ao diaconato foi outro assunto igualmente destacado na assembleia. Nesse ponto, tanto os diáconos, quanto as companheiras dos ministros destacaram que as mulheres sustentam a caminhada diaconal, seja estando junto nos encontros e missões, quanto dedicando-se aos cuidados do lar e da família.
Próximos encontros
Durante suas considerações finais, Dom Nivaldo informou que no segundo semestre de 2024 a RENSA realizará outra Assembleia dos Diáconos e que a região também promoverá um retiro voltado para os ministros ordenados. A data da próxima assembleia e do retiro não foram comentadas pelo Bispo Auxiliar.
Mensagem de motivação
Minutos após deixar o auditório onde aconteceu a 1º Assembleia dos Diáconos Permanentes, dom Nivaldo compartilhou uma mensagem de motivação pastoral direcionada aos corpo diaconal da região por meio de grupos de WhatsApp. “Continuemos caminhando juntos, participando ativamente da evangelização e, cheios da alegria da fé, avancemos no nosso testemunho de Comunhão Eclesial”, publicou.
Todas as ações do Diaconato Permanente na Arquidiocese de Belo Horizonte podem ser acompanhada no site : https://arquidiocesebh.org.br/diaconatopermanente/
Veja fotos da 1ª Assembleia do Diaconato Permanente da RENSA.