A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA), celebrou a abertura do Ano Pastoral 2023, na manhã deste sábado, 25. O encontro aconteceu na Cúria Regional de Contagem e contou com a presença de representantes das paróquias da região, incluindo padres, religiosos, religiosas, leigos, leigas e diáconos. Na ocasião, também foi celebrado o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023.

Encontro foi na Cúria Regional de Contagem
A abertura do Ano Pastoral 2023 na RENSA foi iniciado com um momento de louvor, de oração e de reflexão litúrgica, seguido da Oração da Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome”.
Para Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo referencial da RENSA, o encontro das paróquias, pastorais e movimentos de fé oportunizou uma importante reflexão.
“Quero agradecer muito as pessoas que aqui vieram para nos ajudar a compreender de que forma melhor nós poderemos viver este ano, eletrizados pelo amor de Deus, mas, principalmente, inseridos em um projeto de comunhão e participação da Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse.
Na ocasião, as paróquias também receberam a agenda com as atividades anuais da região e contendo orientações e propostas de atividades para a vivência do ano Pastoral 2023, que traz o tema: Comunhão, Participação e Missão.
Encontro, escuta e discernimento

Professora Lucimara Trevisan
As indicações sobre a proposta pastoral do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte em 2023 foram feitas pela Assistente Pastoral do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (VEAP), Professora Lucimara Trevisan. Valendo-se das considerações de Papa Francisco sobre o Sínodo, Lucimara destacou que as comunidades de fé devem privilegiar os momentos de encontro, de escuta e de discernimento.
“Precisamos nos encontrar para escutar o outro e assim escutamos o que Deus quer de nós e assim a Igreja vai renovando sua missão. A escuta nos leva a discernimento.”, frisou.
Campanha da Fraternidade 2023
As reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2023 foram conduzidas pelo professor e padre Manoel Godoy. O sacerdote jesuíta, destacou que a principal proposta da Campanha da Fraternidade 2023, assim como todas as outras anteriores, é fornecer pistas para os cristãos vivenciarem a penitência no Tempo da Quaresma.
“A CF não é uma campanha sobre a Quaresma, mas uma proposta de conversão pessoal e coletiva no tempo quaresmal”, explicou.
Sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome, o padre advertiu que os cristãos precisam agir para transformar a realidade e se solidarizar com as questões sociais, acima de qualquer estatística divulgada. “Para nós cristãos, uma pessoa passando fome na nossa paróquia tinha que nos mobilizar porque fome não é uma questão de estatística”, disse.

Padre Manoel Godoy
“Corações ardendo! Pés no caminho”
O Ano Pastoral 2023 da RENSA também está em sintonia com o tema do Ano Vocacional da CNBB que traz o tema “Corações ardendo! Pés no caminho” (Lc 24,32). Sobre este assunto, a Irmã Marluce Gomes da Silva (OSC) fez uma provocação durante o encontro regional.
“Nós, como Igreja o que estamos pensando em propor para os jovens? Onde está a nossa juventude? Será que não podemos pensar em algo juntos? Eu partilho com vocês esta minha provocação para que este ardor também possa inflamar as nossas pastorais e as paróquias”, partilhou a religiosa.
Irmã Marluce Gomes da Silva (OSC)
“O que fizemos aqui foi fazer com que o ano vocacional propõe: arder os nossos corações”, concluiu Dom Nivaldo ao final do encontro regional.
O encontro foi transmitido em tempo real pelo canal da RENSA no Youtube. O vídeo pode clicando na imagem abaixo: