Agosto foi um período de boas-novas na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, sendo uma dessas alegrias a instalação da Paróquia Jesus, Maria e José, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Outra importante realização foi o início ministerial de oito padres para atuar em diferentes comunidades de fé da Rensa, incluindo a paróquia recém-instituída. Todas essas boas mudanças foram oficializadas no último dia 8 do mês das vocações, por meio de documento publicado pela Chancelaria da Arquidiocese de Belo Horizonte e assinado pelo pelo arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Com a instalação da Paróquia Jesus, Maria e José a Rensa passa a contar com 76 comunidades de fé (73 paróquia, 2 santuários e 1 curato), localizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité e Sarzedo.
Passam a integrar o clero da Rensa os presbíteros: padre Evaldo Apolinário, padre Jaime Pedro Mathe (SMBN), padre José Antônio da Silva Lima (SMBN), padre Eduardo Pedro Lopes, padre Damião Coelho Neto, padre Nêmio José de Oliveira, padre Carlos Roberto do Carmo, padre Arnaldo César de Carvalho.
Nova paróquia
A missa solene para a instalação da Paróquia Jesus, Maria José foi presidida pelo bispo auxiliar para a Rensa, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, no último dia 16 de agosto, na Comunidade Santa Rita ( rua Santa Tereza de Ávila, 190, bairro Santa Rita). Na mesma liturgia aconteceu o início ministerial do pároco, padre Jaime Pedro Mathe, e do vigário paroquial, padre José Antônio da Silva Lima. Ambos sacerdotes são da Sociedade Missionária da Boa Nova, SMBN.
Durante a homilia o bispo auxiliar destacou que o carisma missionário dos padres ganharão solo fértil com o trabalho pastoral na paróquia que eles passam a conduzir. “Essa paróquia é terra de Deus e da promessa de Deus e os senhores como são apaixonados pela missão de anunciar uma boa-nova terão aqui a oportunidade da alegria da consagração de suas vidas”, disse dom Nivaldo.
De acordo com o decreto 06/2023, criando a Paróquia Jesus, Maria e José, essa nova comunidade de fé da Rensa foi criada a partir do desmembramento das Paróquias Maria, Estrela da Evangelização e Santa Clara e São Francisco. Essas paróquias de origem ficam na região do Barreiro e são integrantes da Forania São Paulo da Cruz.
Seis comunidades integram a nova paróquia. São elas:
Comunidade Santa Rita – rua Santa Tereza de Ávila, 190 – bairro Santa Rita;
Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Av. Perimetral, 1400 – Vila Pinho;
Comunidade São Miguel Arcanjo – rua Aleluia, n °80 – Vitória da Conquista;
Comunidade Santo Antônio – rua Córrego Capão da Posse, 59 – bairro Santa Rita;
Comunidade São José Operário – rua Christiano Martins da Silva, 217 – bairro Petrópolis;
Comunidade Santa Clara – rua da Horta, n °08 – Vila Ecológica.
Padres
A vinda dos novos párocos e administradores paroquiais também foi motivo de celebração na Rensa em agosto. Além dos padres que assumem a Paróquia Jesus, Maria e José, outros seis sacerdotes passam a atuar em diferentes comunidades de fé da região. A acolhida desses integrantes do clero continua acontecendo ao longo deste mês de setembro/2023, sempre com missas solenes nas paróquias onde eles passam a integrar.
Na Paróquia São João Bosco, no bairro Jardim Alterosa, em Betim, o padre Eduardo Pedro Lopes passa a ser o novo pároco e com isso retorna à Rensa, região onde ele já havia integrado, inclusive como representante do clero. Antes de retornar, o sacerdote estava vigário episcopal da Região Nossa Senhora do Rosário (Renser) e pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Brumadinho.
Na missa de início ministeral do padre Eduardo Pedro, os paroquianos e amigos do pároco lotaram a igreja Santa Isabel, no bairro Alterosa, em Betim em uma missa presidida por dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar para a Rensa, e concelebrada por dom Joel Maria, bispo auxiliar para a Renser, padres e diáconos da região.

Paróquia São João Bosco, Betim
Próximas missas
Na sexta-feira, 8 de setembro, às 19h30 será a vez a missa de início ministerial do padre Carlos Roberto do Carmo, que passa a ser o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, no bairro Cardoso, Belo Horizonte ( Rua Osvaldo Lima e Silva, 1111).
No dia 15 de setembro, será a Missa de Início Ministerial do padre Nêmio José de Oliveira, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Bairro das Indústrias em Belo Horizonte (rua Daniel Lopes Faria, 211, Indústrias I /Barreiro).
Outro sacerdote que passa a integrar o clero da Rensa é o padre Arnaldo César de Carvalho. Ela chega à região como como assistente pastoral na Paróquia Paróquia São Francisco de Assis, barro Decamão, em Betim.
Em Esmeraldas, o padre Evaldo Apolinário passa a atuar juntamente com o padre João Augusto da Silva, onde terão a missão ministerial de atuar como administrador Paroquial da Paróquia e assistente para o planejamento pastoral e gestão administrativa na Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Moradas.
Início Ministerial Padre Eduardo Pedro - Paróquia São João Bosco
Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim




Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim

Paróquia São João Bosco, Betim
