O bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), dom Nivaldo dos Santos Ferreira, presidiu, na tarde da última sexta-feira, 3/11, missa para o Sacramento do Batismo, Crisma e Primeira Eucaristia na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Betim. Os sacramentos foram concedidos a presos da unidade, por meio do trabalho que a Pastoral Carcerária desenvolve junto à instituição.
Durante a celebração, dois presos que cumprem pena no espaço de ressocialização receberam o sacramento do Batismo. Outros seis recuperandos receberam o Sacramento do Crisma, em confirmação às promessas batismais. Além desses dois sacramentos citados anteriormente, o bispo auxiliar para a Rensa presidiu a Primeira Eucaristia para mais cinco apaquianos.
A celebração foi acompanhada por dezenas de apenados, agentes pastorais, além de funcionários da própria Apac.
A preparação para os sacramentos foi conduzida pelos membros da Pastoral Carcerária da Rensa, com a presença dos coordenadores pastorais regionais, diácono Oscar de Castro Esteves e irmã Maria Nieves Fonseca. Esse período de evangelização antes dos presos receberem os sacramentos também contou com a colaboração dos dois catequistas e alunos da escola diaconal, José Raimundo Rocha e Itamar Bonfim.
Testemunho
Após a celebração, dom Nivaldo publicou uma mensagem nos grupos pastorais da Rensa classificando a experiência vivenciada na Apac Betim como algo intenso. “Vivi uma experiência muito linda e muito forte!”, disse nas linhas iniciais da mensagem.
Em outro trecho da mensagem, o bispo auxiliar agradeceu os agentes pastorais pelo trabalho desenvolvido naquela unidade prisional. “Eu louvo a Deus pelo serviço evangelizador da Pastoral Carcerária que os preparou (os recuperandos) liderada pela Irmã Nieves e pelo Diácono Oscar”.
O epíscope também partilhou um dos momentos da celebração que mais o tocou. “As palavras finais da diretora da APAC (dra. Renata de Bessa Rachid Diniz) me alcançaram a alma, ao citar Mt. 25: ‘No céu Jesus não vai te perguntar, bispo, quantas missas você celebrou, mas se você o visitou quando estava preso!’”, testemunhou dom Nivaldo.
“Fique tocado, portanto, com a possibilidade de viver a Eucaristia e os outros Sacramentos com os últimos – que são os amados de Jesus!”, escreveu o bispo, em linhas finais da mensagem.
Ressocialização
A Apac Betim foi inaugurada oficialmente em março de 2022, porém já estava em funcionamento desde dezembro de 2021. A unidade prisional recebe condenados aos regimes fechado e semiaberto e tem capacidade para acolher 200 recuperandos, sendo 104 vagas para o regime fechado e 96 vagas para o regime semiaberto.
A unidade oferece assistência jurídica, médica e espiritual aos apenados. Na questão espiritual, a Pastoral Carcerária é um dos grupos que presta esse tipo de auxílio para os recuperandos. Aos apaquianos também são oferecidos cursos profissionalizantes e trabalho dentro da própria sede da Apac Betim, como também em outros locais, mediante autorização judicial.
Pastoral Carcerária
A Pastoral Carcerária da Rensa presta serviços pastorais e de evangelização não só para a Apac Betim, mas para as demais unidades prisionais em diferentes cidades.
Confira as fotos da celebração dos Sacramentos na Apac Betim