A posse do Conselho Social da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA), realizada no último dia 5 de setembro, representa um importante passo para a ação social da região. A bênção de envio missionário do grupo ocorreu durante a Missa de encerramento da Festa de Santa Teresa de Calcutá, na Comunidade Santo Antônio, bairro Kennedy, em Betim. Essa oficialização marca o início de uma renovada fase de articulação pastoral e compromisso com a promoção da dignidade humana, à luz da Doutrina Social da Igreja.
A Liturgia Eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, e concelebrada pelo pároco, padre Alan dos Santos, e pelo vigário episcopal para a Ação Social, padre Roberto Rubens. A igreja ficou repleta de paroquianos, além dos novos integrantes do Conselho Social, representados por leigos de diferentes paróquias e foranias da região.
Data providencial
A escolha da data para a missa de posse do Conselho Social não foi aleatória, como destacou o padre Alan Pereira, assessor das Pastorais Sociais da região. Segundo ele, na mesma data, a Igreja celebra Santa Teresa de Calcutá, conhecida mundialmente pelo serviço aos pobres e desfavorecidos. A mensagem do padre foi compartilhada com os membros convidados a compor o Conselho Social dias antes da celebração.
“A presença dos membros do Conselho é fundamental para marcar este novo tempo de unidade e compromisso pastoral”, frisou padre Alan.
Em sua homilia, Dom Nivaldo destacou o legado de Santa Teresa de Calcutá e como seu testemunho dialoga com o chamado dirigido aos membros do grupo ligado às pastorais sociais.
“Seu exemplo de amor, traduzido em gestos concretos de acolhida, cuidado e caridade, inspira a missão do Conselho Social, que nasce com o propósito de olhar para as realidades de dor e sofrimento, dar voz aos invisibilizados e construir, como Igreja, caminhos de esperança.”
Dom Nivaldo, padre Alan e Roberto Rubens
Ações integradas
O Conselho Social da RENSA reúne representantes de diversas pastorais da região. Seu principal objetivo é fortalecer ações integradas, alinhadas à Doutrina Social da Igreja, em busca do bem comum e da justiça social. A atuação será pautada pela Pastoral de Conjunto, ou seja, em sinodalidade, promovendo iniciativas como visitas sociais, a Semana Social, a Missa do Trabalhador e outras atividades.
O grupo também trabalhará alinhado às ações do Vicariato para Ação Social Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Formação do Conselho
Conheça os movimentos e pastorais que integram o Conselho Social da RENSA:
- Rede de Solidariedade: Diác. Wanderli e Cida
- Pastoral da Saúde: Diác. Alan Venâncio e Fabiana
- Pastoral da Sobriedade: (sem representante)
- Pastoral Carcerária: Diác. José Geraldo e Maria Jeová
- Pastoral de Rua: Penha e Camilo
- Pastoral da AIDS:Julimar
- Pastoral Afro: Dilson e Dr. Guido
- Pastoral da Criança: Maria José
- Pastoral do Menor: Eny
- Sociedade São Vicente de Paulo: José Carlos
- Grupos de Fé e Política: (sem representante)
- Pastoral da Ecologia Integral: (sem representante)
- Pascom:Aline Peres e Hebe
- Forania Santa Quitéria: José Pelluso
- Forania Nossa Senhora das Graças: Paulo Marques e Maria Aparecida
- Forania Nossa Senhora da Conceição: Érico
- Assessor Eclesial: Padre Alan Pereira da Silva
- Assessor Pastoral: Samuel de Morais
Fotos: Pascom Paróquia Santa Teresa de Calcutá
Texto: Aline Peres