Paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) realizaram uma peregrinação ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na manhã de sábado, 23 de agosto. A atividade teve um significado especial neste ano de 2025: a visita a santuários concede indulgência plenária aos fiéis, conforme as orientações para o Jubileu da Esperança.
As primeiras caravanas começaram a chegar pouco antes das 8h. Entre os primeiros grupos estavam os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, do bairro Durval de Barros, em Ibirité. Um dos participantes era o diácono Cleber Silva Santos, que guiava a caravana. Ele compartilhou as expectativas do grupo:
“Esperamos fazer uma experiência maravilhosa nesse espaço tão belo, tão importante para alimentar a nossa fé”, disse.
O percurso de 2,4 km entre a Estação Piedade e o alto da Serra da Piedade foi feito de forma livre. No caso do diácono Cleber, o trajeto foi percorrido em veículos disponibilizados pelo próprio Santuário. Já outros peregrinos, como o padre Joaquim Augusto Carvalho, pároco da Paróquia Cristo Luz dos Povos, e seus fiéis, optaram pela caminhada, unindo orações e contemplação da natureza ao longo do caminho.
Programação
No alto da serra, a programação teve início às 9h, na Basílica Estadual das Romarias, com um momento de louvor, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento. No mesmo local, padres da RENSA atenderam confissões até às 11h, quando teve início a celebração da Santa Missa.
A Liturgia Eucarística foi presidida por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Wagner Calegário, e outros sacerdotes da região.
Em sua homilia, Dom Nivaldo destacou a devoção a Nossa Senhora: “Deus se encarnou entre nós pelo sim de Maria.” O bispo também ressaltou o compromisso dos participantes da peregrinação: “Vir aqui nos qualifica como cristãos católicos, alarga o nosso coração, que precisa amar mais.” Ele concluiu sua reflexão sublinhando o sentido espiritual da peregrinação durante o Jubileu da Esperança:
“Procurar um santuário nos aproxima do amor misericordioso de Deus. Pela palavra que escutamos, alinhamos nosso coração e voltamos para casa atentos, para que as distrações cotidianas não nos impeçam de cuidar da nossa vida espiritual.”, Dom Nivaldo dos Santos.
A bênção final foi realizada em frente à Ermida da Padroeira de Minas. Os peregrinos seguiram em oração até o local, acompanhando o andor com a imagem de Nossa Senhora da Piedade.
“Que bom poder vir ao Santuário, participar da peregrinação e encontrar a direção que traz felicidade e salvação para a vida, que é a direção de Deus”, afirmou Dom Nivaldo em suas palavras finais, antes de conceder a bênção.
A peregrinação das paróquias da RENSA ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é realizada anualmente e tem como propósito ser um momento de encontro e comunhão entre as comunidades de fé da região.
Texto: Aline Peres | Fotos: Aline Peres e Lorrainy Peçanha