A Peregrinação da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) ao Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, no sábado, 23/9, mobilizou um público recorde de visitas em um único dia ao santuário nos últimos três anos. De acordo com o reitor do Santuário, padre Wagner Calegário, nem mesmo durante o Jubileu da Padroeira de Minas, celebrado entre 28 de julho e 15 de setembro/2023, tantas pessoas estiveram presentes simultaneamente no espaço para celebrar a fé na Mãe de Jesus.
“De todo o período do Jubileu, desde o ano de 2020, essa foi a primeira vez que quase chegamos a capacidade máxima do Santuário. Muito obrigada por nos ajudar a chegar quase no limite”, disse o reitor durante um dos momentos de partilha na peregrinação.
Um total de 55 paróquias participaram da peregrinação, levando ao espaço 2.700 pessoas para esse importante momento de oração e de encontro da Rensa. Entre os participantes, padres, religiosos, membros de pastorais, jovens, crianças, idosos e famílias se uniram em oração e também para um momento de lazer e de contemplação das belezas naturais do Santuário localizado no alto da Serra da Piedade.
Durante o trajeto até o topo da serra, a jovem Bruna Estela, da Paróquia Santa Tereza de Calcutá, em Betim, seguia animada. Ao lado dos seus paroquianos, ela partilhou as expectativas acerca da peregrinação. “Estou animada e espero receber muitas bênçãos”, disse.
Programação
A programação da Peregrinação da Rensa teve início às 8h, com a chegada das caravanas das paróquias à Estação Piedade, onde os ônibus e demais veículos ficaram estacionados. Parte dos peregrinos fizeram o percurso de 2 quilômetros até a praça em frente à Ermida da Padroeira da Minas. No trajeto, padre Wagner Calegário conduziu momentos de oração, reflexão e de cantos.
Devido ao forte sol, muitos peregrinos optaram por subir o trajeto por meio de transporte e se encontraram com os demais no topo da serra, onde está localizada a Ermida. Após o encontro dos fiéis, uma procissão seguiu com a imagem da Padroeira de Minas até a Basílica Estadual das Romarias.
Às 11h, foi iniciada a missa de encerramento da Peregrinação, acompanhada por centenas de peregrinos. A liturgia foi presidida pelo bispo auxiliar, por dom Nivaldo dos Santos, pelo vigário episcopal, padre Dinamar Gomes Pinto e pelos padres e diáconos permanentes da Rensa que estavam presentes.
Missa
Com a temática inspirada no Mês da Bíblia, a liturgia teve como base a Carta de Efésios. Dom Nivaldo dos Santos destacou a relevância da atenção à Palavra de Deus, seguindo o exemplo da mãe de Jesus. “Peregrinos e peregrinas que somos, estamos aqui para nos consagrar à Mãe querida, que é padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte, como um gesto de reverência e mais ainda com o desejo de escutar da Palavra de Deus, assim como fez Maria”, disse o bispo.
Ainda durante a missa, dom Nivaldo abençoou uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, que passará a ser venerada no altar de uma das paróquias da região. Outro importante momento da Celebração Eucarística foi a investidura de 86 leigos ara o Ministério da Presidência Leiga da Palavra e das Exéquias.
Os novos ministros participaram de formação na Cúria Regional da Rensa desde o mês de fevereiro de 2023, assessorada pelo padre Odinei de Paiva Magalhães, Lucimara Trevisan, dom Nivaldo dos Santos e do teólogo Vagner Moreira.
A peregrinação da Rensa tem como propósito criar um espaço de união entre as paróquias da região. A atividade acontece uma vez a cada ano e a mobilização é feita pelo bispo auxiliar, pelos vigários forâneos, pelos párocos e lideranças pastorais.
Confira as fotos da Peregrinação