A Pastoral da Saúde da RENSA promoveu uma formação no sábado, 15/4, na Cúria Regional de Contagem. Participaram do encontro, pessoas que já atuam nas paróquias da região, ou leigos que não estão inseridos na pastoral, mas que querem iniciar este serviço junto aos enfermos.
A formação abordou questões ligadas a espiritualidade da Pastoral da Saúde e a forma como os agentes podem atuar no contexto do período pós-pandêmico.
A Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, cuidar, defender e celebrar a vida a partir do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Seus agentes testemunham a opção preferencial da Igreja pelos pobres e enfermos.
Dimensões
O trabalho evangelizador da Pastoral da Saúde está voltado para a ação libertadora em Jesus. Como base, são utilizadas três dimensões:
- Solidária – vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família, na comunidade com pessoas soropositivas para o HIV, pessoas com deficiências, dependentes químicos e alcoólatras.
- Comunitária – busca a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção de doenças. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde.
- Político-institucional – atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área de saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de promoção à saúde.