Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Pastorais Sociais da Rensa: voluntários indicam acertos e desafios em tarde de escuta

Voluntários das Pastorais Sociais das paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), participaram de uma tarde de conversa com o bispo auxiliar para a região, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, e com as lideranças do Setor Social regional. O encontro aconteceu nesse sábado, 7 de outubro,  das 14h às 17h, na Cúria da região, em Contagem. Cerca de 40 pessoas de distintas paróquias da região estiveram presentes.

A agenda foi conduzida pelos integrantes o Setor Social da Rensa, padre Alan Ferreira, padre Flávio da Silva Ramos, padre Marcos Antônio Alves, além do assessor do Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental (VEASPAM), Samuel Morais.

“Foi um momento de trocas de experiências e escuta, onde foi apresentado pelos voluntários, os desafios e alegrias de suas caminhadas, o que cada um colheu de flores e quais as pedras encontradas na execussão das ações sociais nas paróquias”, avaliou o assessor do VEASPAM.

Laudato Deum

Durante o encontro, o bispo auxiliar para a Rensa fez reflexões sobre as ações sociais desenvolvidas nas paróquias da Rensa. Dom Nivaldo também falou sobre a nova Exortação Apostólica do Papa Francisco, Laudate Deum“, publicada pelo Vaticano 4 de outubro.

A temática principal da carta de Papa Francisco gira em torno das questões climáticas. O documento publicado é um complemento a Encícica “Laudato Si”, de 2015, sobre os cuidados com a casa comum.

Escuta

Após as reflexões, o bispo auxiliar  da Rensa ouviu os membros das pastorais sociais. Em resposta às partilhas, dom Nivaldo destacou as iniciativas positivas e disse que ainda há muitas outras ações necessárias para que os trabalhos sociais da região se tornem ainda mais fecundos. Ao final do encontro, o bispo reforçou os recorrentes convites do Papa Francisco para a Igreja ser mais atuante, sobretudo nas questões sociais.

As escutas e reflexões no encontro ajudarão a nortear os trabalhos do Setor Social da Rensa. A proposta é que todo caminho social seja trilhado de acordo com as demandas apontadas pelos próprios voluntários dos Núcleos de Acolhida e Articulação das paróquias (NAASP’s) e pelas lideranças pastorais.

Veja as fotos do encontro