O 2º Encontrão da Pastoral da Comunicação (Pascom) Rensa, realizado na tarde do domingo, 19/11, na Cúria Regional, em Contagem, destacou a diversidade do fazer pastoral e apresentou diferentes trabalhos desenvolvidos pelas paróquias da região.
A motivação inicial do encontro foi feita pelo padre Fabrício de Souza Miranda, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Miguel e orientador pastoral da Pascom na região. O bispo auxiliar para a Rensa, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, também esteve presente e motivou os pasconeiros a buscarem formação e especialização nas questões ligadas à Igreja.
“Vocês são desafiados a se especializar nas coisas da Igreja. Temos que lutar primeiro para ter um trabalho alinhado ao Evangelho, longe das Fake News”, disse o bispo.
Dom Nivaldo também destacou que o trabalho da Pascom deve seguir para criar comunhão entre as diversas pastorais. “Temos que encantar, surpreender e criar comunhão para unir e para inserir homens, mulheres e comunidades”.
Além das partilhas das paróquias, a programação do 2º Encontrão da Pascom Rensa contou com palestra com a arte-educadora Viviane Rodrigues, que abordou sobre a prática comunicacional na Igreja. O 2º Encontrão da Pascom Rensa teve o tema “A arte da Comunicação: colorindo a missão na Igreja”.

Paróquia
Em nível paroquial, a Pascom Rensa promoveu, no domingo 26/11, uma formação na paróquia Maria Estrela da Evangelização e Jesus, Maria e José, ambas da forania São Paulo da Cruz.
O encontro teve como discussão a construção do planejamento pastoral, a partir dos 4 eixos que alicerçam a Pascom: espiritualidade, formação, articulação e produção.
Integrantes do Conselho da Pascom Rensa conduziram o encontro, que contou também com a presença dos párocos, padre Jaime Pedro Mathe e padre Celmo Coelho de Souza. Nele foi realizado uma roda de conversa, bem como exercícios práticos que deram origem ao esboço do plano de comunicação pastoral.

Veja fotos do 2º Encontrão Pascom