Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Pascom RENSA promove 1º encontro com lideranças em 2023

A Pastoral da Comunicação da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) promoveu a primeira reunião com lideranças da Pascom da paróquias e foranias. O encontro aconteceu na tarde do sábado, 18, na Cúria Regional de Contagem e foi organizado pelo conselho pastoral, composto pelo assessor pastoral , Padre Fabrício Miranda Pereira, coordenadora regional, Renata Cristina de Miranda, representantes da foranias e pela assessoria de comunicação da Região Episcopal.

Pascom

Nove paróquias estiveram representadas na reunião

O conselho da Pascom RENSA apresentou ao grupo o balanço das atividades desenvolvidas pela Pascom em 2022 e comentou as projeções de trabalhos para 2023. Dentre as atividades, foi proposto dar continuidade ao Encontrão Pascom,  promovido pela primeira vez em 2022 e, que neste ano será no mês de novembro. As lideranças pastorais também foram motivadas a se engajarem mais nas atividades da região e arquidiocese, participando das formações, encontros de espiritualidade e compartilhando as ações desenvolvidas nas paróquias.

Pascom

As próprias lideranças da Pascom da Rensa sugeriram temas para o Encontrão 2023

Além, do balanço das atividades, o conselho da Pascom fez uma exposição do perfil pastoral que foi mapeado durante o ano de 2022, após o grupo fazer visitas em todas as foranias da Rensa. Um dos pontos destacados, é que a integração dos grupos pastorais com as ações em nível regional e arquidiocesano, ainda precisam ser mais efetiva. Essa integração, segundo pontuado na reunião com as lideranças da Pascom, é importante para que os agentes pastorais tenham acesso a mais formações, atualizações de conteúdos e suporte pastoral, técnico e compartilhe conhecimentos.

Dia Mundial das Comunicações

O tema do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano será celebrado em 21 de maio, foi outro assunto exposto às lideranças da Pascom RENSA. A mensagem para a data, já lançada pelo Papa Francisco traz o tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor'”(Ef 4, 15), traz um apelo para os comunicadores sociais desenvolverem uma comunicação mais amorosa afim de promover a paz. Nas palavas do pontíficie, a proposta é que seja desenvolvida “uma comunicação que ajude a criar as condições para se resolverem as controvérsias entre os povos”.

O próximo encontro com lideranças da Pascom Rensa está previsto para acontecer no segundo semestre de 2023, no dia 19 de agosto.

Mensagem de Papa Francisco

Acompanhei alguns trechos da mensagem de Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem está sendo trabalhada pelos grupos de Pascom de todo Brasil.

Estimados irmãos e irmãs!

Depois de ter refletido, nos anos anteriores, sobre os verbos ‘ir e ver’ e ‘escutar’ como condição necessária para uma boa comunicação, com esta Mensagem para o LVII Dia Mundial das Comunicações Sociais gostaria de me deter sobre o ‘falar com o coração’. Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Após o nosso treino na escuta, que requer saber esperar e paciência, e o treino na renúncia a impor em detrimento dos outros o nosso ponto de vista, podemos entrar na dinâmica do diálogo e da partilha que é, em concreto, comunicar cordialmente. E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor (cf. Ef 4, 15). Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incómoda, mas de o fazer sem amor, sem coração.

[…]

Comunicar cordialmente

[…] Num período da história marcado por polarizações e oposições – de que, infelizmente, nem a comunidade eclesial está imune – o empenho em prol duma comunicação «de coração e braços abertos» não diz respeito exclusivamente aos agentes da informação, mas é responsabilidade de cada um. Todos somos chamados a procurar a verdade e a dizê-la, fazendo-o com amor. De modo particular nós, cristãos, somos exortados a guardar continuamente a língua do mal (cf. Sl 34, 14), pois com ela – como ensina a Escritura – podemos bendizer o Senhor e amaldiçoar os homens feitos à semelhança de Deus (cf. Tg 3, 9). Da nossa boca, não deveriam sair palavras más, «mas apenas a que for boa, que edifique, sempre que necessário, para que seja uma graça para aqueles que a escutam» (Ef 4, 29).

[…] Precisamos daquele falar amável no âmbito dos mass media, para que a comunicação não fomente uma aversão que exaspere, gere ódio e conduza ao confronto, mas ajude as pessoas a refletir calmamente, a decifrar com espírito crítico e sempre respeitoso a realidade onde vivem.

[…] Que o Senhor Jesus, Palavra pura que brota do coração do Pai, nos ajude a tornar a nossa comunicação livre, limpa e cordial.

Roma – São João de Latrão, na Memória de São Francisco de Sales, 24 de janeiro de 2023.

FRANCISCO