Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Paróquia São Tarcísio celebra padroeiro e 40 anos de história

A Paróquia São Tarcísio, no bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte, celebrou a novena e festa de seu Padroeiro entre os dias 6 e 15 deste mês de agosto. A festa  foi também em comemoração ao Jubileu de Esmeraldas, pelos 40 anos de fundação da paróquia.

No dia de São Tarcísio, celebrado em 15 de agosto, os paroquianos seguiram em procissão pelas ruas do bairro levando a imagem do padroeiro. O cortejo seguiu até a paróquia, onde foi celebrada a missa solene de encerramento da festa.

Durante a Missa em memória ao santo, o pároco padre Manoel José de Godoy, expressou sua gratidão aos fiéis, dizendo que foram dias de intenso agradecimento a Deus por ter São Tarcísio como padroeiro.

“As comemorações jubilares têm acompanhado toda a atividade paroquial neste ano de 2023, proporcionando um redescobrimento da identidade e história paroquiais. Embora o tema dê destaque ao período da comunidade já como paróquia, é reconhecido todo o trabalho realizado antes da elevação da antiga capela que também foi um valioso serviço ao povo de Deus”, explica o pároco.

Social

Além da parte religiosa, a festa contou com dez dias de uma animada parte social, com encontros fraternos. Dentro da programação dos festejos em honra de São Tarcísio, também foi realizado um bazar solidário e um almoço comunitário.

A Paróquia São Tarcísio é uma das 4 comunidades de fé da Forania Cristo Luz dos Povos, na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa). Os trabalhos da paróquia podem ser acompanhados pelas redes sociais:

https://www.facebook.com/p.saotarcisio
https://www.instagram.com/paroquiasaotarcisiobh

O padroeiro

São Tarcísio era acólito do Papa Sisto II. Durante a perseguição aos cristãos comandada pelo imperador Valeriano, o papa Xisto II queria levar a Eucaristia a um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como. São Tarcísio pediu ao Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. São Tarcísio não conseguiu chegar à prisão. No caminho, foi identificado e morto no dia 15 de agosto de 257, aos 12 anos de idade.

No ano 767, seu corpo foi transferido para o Vaticano, para a basílica de São Silvestre, ao lado dos outros mártires. São Tarcísio foi declarado Padroeiro dos Coroinhas e Acólitos, que servem ao altar e ajudam na Celebração Eucarística.

Texto: Gabriel Ribeiro / fotos: Pascom paroquial – Com informações: https://arquidiocesebh.org.br/