
Esta foi a primeira reunião do Conselho Presbiteral de 2023
Padres representantes das foranias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) se reuniram na manhã desta terça-feira, 28, para o primeiro Conselho Presbiteral da região. O encontro aconteceu na Cúria Regional de Contagem e também teve a presença do bispo referencial da RENSA, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, e do Vigário Episcopal, Padre Dinamar Gomes Pinto.
Durante o Conselho Episcopal, os vigários forâneos avaliaram a Abertura do Ano Pastoral 2023 da RENSA, que aconteceu junto com o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) na região, no último dia 25 de fevereiro. Os sacerdotes presentes julgaram que os apontamentos sobre a CF 2023 feitos pelo padre Manoel Godoy foram importantes para esclarecer a proposta da Campanha e como melhor trabalhar a temática da CF nas paróquias durante o tempo quaresmal.
Realidades
O desafio das paróquias da RENSA trabalharem em unidade, diante de realidades tão distintas foi outro ponto retratado no Conselho Presbiteral. Atualmente, a RENSA é composta por 72 paróquias, 2 santuários e 1 curato, que ficam em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité e Sarzedo. Para alcançar todas essas comunidades de fé, Dom Nivaldo, com ajuda dos vigários forâneos, planeja visitar cada um desses espaços.
“É importante mapear a realidade de cada paróquia para nossa vida pastoral estar em comunhão”, pontou o bispo referencial da RENSA.
Padres
Participaram do Conselho Presbiteral da Rensa os vigários:
- Joaquim Augusto De Carvalho (Forania Cristo, Luz dos Povos);
- Hidelbrando Marques Ferreira (Forania São Paulo da Cruz);
- Fabrício de Souza Miranda (Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração);
- Rogério Jolins Martins e Sebastião Diogo de Melo (Forania São Gonçalo);
- Newton Junior Fleure Dias (Forania Santa Quitéria);
- Alan Pereira da Silva (Forania Nossa Senhora da Conceição);
- Flávio Silva Ramos (Forania Nossa Senhora do Carmo);
- Frei Francisco Willams Xavier (Forania Nossa Senhora das Graças).