Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo celebra com Comunidades Negras de BH no Muquifu

Com a missa presidida por Dom Nivaldo Ferreira, bispo Auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA), concelebrada pelo padre Mauro Luiz da Silva e pelo diácono Amauri, da Pastoral Afro, as comunidades negras de Belo Horizonte celebraram mais uma importante conquista na noite desta terça-feira, 29/10.

A missa foi em agradecimento pela renovação do comodato do prédio do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), localizado no Aglomerado Barragem Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região centro-sul de Belo Horizonte. O termo, celebrado entre a Arquidiocese e a Associação Cultural Muquifu, garante que o espaço seja utilizado por mais 10 anos.

Na celebração eucarística, foram citadas outras conquistas da comunidade negra de BH, entre elas a criação do Oratório Maria Estrela da Manhã/Igreja das Santas Pretas, que fica no mesmo prédio do Museu e está sob a responsabilidade pastoral do padre Mauro Luiz.

O prédio do Muquifu e da Igreja das Santas Pretas tem uma programação cultural e religiosa permanente. Além de missas semanais, o espaço recebe visitantes, que podem conferir um expressivo acervo de pinturas e imagens que mostram a fé e a história de lutas das comunidades negras em Belo Horizonte.

Outras conquistas

De acordo com o pároco, padre Mauro Luiz, outros passos foram dados em favor das comunidades negras de Belo Horizonte, entre eles no ano de 2023, com a revogação do Aviso nº 5 de Dom Cabral, que suspendeu os Reinados Negros da Arquidicese de Belo Horizonte. A partir da revogação do ato, as festas de Reinados passam a integrar as celebrações arquidiocesanas.

Outro importante momento citado pelo pároco Mauro foi a Criação da Capelania dos Reinados Negros na Arquidiocese de Belo Horizonte e minha nomeação do próprio padre como primeiro Capelão.

Fotos 📸: Cleiton/Muquifu

Missa no Muquifo em ação de graças por renovação do comodato