Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Missa do Trabalhador em honra a São José celebra sua 49º edição: 1º de maio, Contagem

Comunidades de fé, trabalhadores e trabalhadoras da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) se preparam para celebrar a 49ª edição da Missa em honra a São José Operário. A tradicional missa em homenagem ao pai adotivo de Jesus e aos trabalhadores chega à sua 49ª edição no próximo dia 1º de maio, às 8h, na Praça da Cemig, em Contagem.

Neste ano jubilar, a missa aborda o tema “Com São José, peregrinos da Esperança”. A celebração propõe uma reflexão sobre os sinais de esperança também nos ambientes e espaços de trabalho.

A liturgia será presidida  por Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo Referencial para a RENSA, e pelo vigário episcopal da região, padre Dinamar Gomes Pinto. Padres das comunidades paroquiais da região são convidados a participarem da missa como concelebrantes.

Tradicionalmente, movimentos populares e sindicais também se fazem presentes na missa. No espaço público, antes ou depois da celebração, esses grupos falam de suas atuais reivindicações e, com os fiéis presentes, participam dos momentos de oração.

Calendário de Contagem

A Missa do Trabalhador e da Trabalhadora entrou oficialmente no calendário de Contagem em 2023, por meio da Lei 5.345/23. O anúncio da inclusão da liturgia como evento oficial da cidade foi feito durante a 48ª edição da missa, no mesmo ano da promulgação da lei de autoria do vereador Vinícius Faria.

Na ocasião, a prefeita Marília Campos fez a leitura do texto da legislação e destacou os motivos pelos quais a Liturgia Eucarística foi acolhida como uma manifestação popular do município. A capacidade de congregar um número expressivo de pessoas e mesclar tanto a igreja quanto movimentos da sociedade foi um dos pontos apresentados pela prefeita.

Missa do Trabalhador 2025