Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Membro do Conselho da Pascom RENSA integra Grupo de Trabalho da CNBB Leste 2

Ouça o conteúdo

Uma das integrantes do Conselho da Pascom – Pastoral da Comunicação – RENSA, Cheila Xavier, passa a fazer parte de um dos quatro Grupos de Trabalho (GT) da CNBB Leste2.  A formação dos coletivos com um total de 16 pasconeiros de diferentes (arqui)dioceses foi anunciada pelos grupos de comunicação da Conferência Nacional, no último dia 1º de junho de 2025, data em que é celebrado o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Cheila integra o grupo de trabalho no eixo formação, que, segundo a coordenadora da Pascom no regional Leste 2, Amanda Oliveira, ajudará a promover e organizar diferentes conteúdos para promover a atualização dos pasconeiros.

“O GT Formação terá como intuito ajudar na reflexão de temas e palestrantes para as formações (lives) mensais da Pascom Leste 2, em primeiro momento. Adiante, irão liderar a produção de conteúdo formativo em formatos diversos, como por exemplo, cartilhas”, explicou Amanda.

Sinodalidade em foco

Em carta publicada anunciando a composição do grupo, a coordenadora Amanda, e o assessor eclesial, Padre George Luís Cardoso Silva reforçaram que a escolha teve como princípio promover a sinodalidade.

“Nestes mais de dois anos juntos, sempre pensamos em uma Comunicação a serviço da sinodalidade. Rezamos, ouvimos, ponderamos, decidimos e, por fim, escolhemos os dezesseis membros dos GTs da Pascom”.

Trajetória Pastoral

Atualmente a pasconeira representante da Arquidiocese de Belo Horizonte nos GTs da CNBB Leste 2, coordena o Conselho da Pascom RENSA. Além de fazer parte do coletivo da região, Cheila atua na Pascom da Paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Lindeia, em Belo Horizonte.

Mensagem

Confira a mensagem publicada pela coordenação da CNBB Leste 2 para a divulgação da nova composição do grupo de Trabalho regional.

Queridos pasconeiros da nossa amada Minas Gerais,

Minas Gerais que, pelas suas tortuosas estradas, anunciam no horizonte um mar de montanhas que nos aproximam dos céus. Se, pela caminhada diária, encontramos desafios, o cantar dos passarinhos no começo e no fim do dia nos revigora a alma.

Se as pedras rochosas, empoeiradas pela terra vermelha que esconde dentro de si as riquezas naturais que temos, atrapalham o nosso caminho, é também da terra que tiramos aquilo que nos nutre.

É em Minas Gerais que, ao sentirmos um sopro do vento gélido, que vem de longe, superando o alto das montanhas, podemos pegar um cafezinho, que é passado no fogão de lenha.

Ah, não há como fazer uma comunicação sem falar do pão de queijo ou do bolo de fubá, que embalam as tardes, os encontros. Nem ainda, muito menos, esquecer os tricôs que se fazem pelas conversas ou, ainda, pelo entrelace das linhas.

Somos hoje 28 Arqui(dioceses). Nossos antepassados começaram a evangelização em Minas Gerais ainda no período aurífero. Dentre as várias riquezas das Minas, foi em Mariana que a Igreja erigiu a primeira Diocese mineira, em 1745.

Temos uma diversidade de Igrejas Particulares que, em si, traduzem a riqueza do nosso Estado — que, de um lado, emergem das ricas Minas, que carregam dentro de si pedras preciosas; do outro, das Gerais, que, do campo, levam alimento a tantas famílias.

Juntas, Minas e Gerais sustentam a riqueza do nosso Estado, traduzida pelas doze mesorregiões, que lembram a figura dos Doze Apóstolos. Dos sete sacramentos, podemos pensar nas sete Províncias Eclesiásticas. Esses números só reforçam que o catolicismo está intrinsecamente relacionado à origem do nosso Estado, que fez, a partir dos rococós, de Aleijadinho um mestre do Barroco brasileiro.

Nestes mais de dois anos juntos, sempre pensamos em uma Comunicação a serviço da sinodalidade. Rezamos, ouvimos, ponderamos, decidimos e, por fim, escolhemos os dezesseis membros dos GTs da Pascom.

Nossa vontade era que, sim, fossem dezesseis Dioceses distintas. No entanto, considerando as inscrições e na busca de fortalecer a Pastoral da Comunicação em determinadas regiões, escolhemos esses membros. Faremos uma experiência nos próximos seis meses e, para tanto, contamos com a colaboração de todos vocês.

Vamos juntos Comunicar para Evangelizar e Humanizar.

Que neste 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais relembremos o nosso compromisso de batizados de sermos anunciadores do Evangelho. Queremos agradecer especialmente a cada um de vocês, que coloca seus dons e talentos a serviço do anúncio. Que Deus o retribua com as mais ricas graças dos céus.

Um grande abraço,

Amanda Oliveira – Coordenadora da Pastoral de Comunicação da CNBB Regional Leste 2. | Pe. George Luís Cardoso Silva – Assessor Eclesial da Comissão para Comunicação da CNBB Regional Leste 2.

Texto: Aline Peres e Cheila Xavier, com informações CNBB Leste 2