Um grupo de jovens de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) se prepara para participar da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º a 6 de agosto . Juntamente com grupos de outras regiões episcopais, esses jovens estarão no evento representando a Arquidiocese de Belo Horizonte. Em preparação para a JMJ, no último domingo, 9, esses jovens participaram de uma missa de envio na Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, em Belo Horizonte, presidida pelo arcebispo, dom Walmor de Oliveira.
Por parte da Rensa, estarão presentes na JMJ 2023, um sacerdote e dois leigos de comunidades de fé da Rensa, são eles: Padre Thelis Luiz Gonçalves, pároco da Paróquia São Dimas e assessor regional das Juventudes; Thifany Freitas, da paróquia São Judas Tadeu, em Betim, e coordenadora das juventudes Rensa; e Mariane Rodrigues, também da paróquia São Dimas, além de coordenadora dos Encontos de Jovens com Cristo (EJCs) na região.
De acordo com Thifany, uma das jovens que se prepara para participar da JMJ 2023, as expectativas dos representantes das nossas juventudes para este tempo são grandes e animadoras. “Estar em união com os jovens do mundo todo e com o Santo Padre é extremamente gratificante e desperta uma grande alegria”, disse.
Igreja Jovem
Na missa de envio para a JMJ 2023, dom Walmor sublinhou a importância da Jornada Mundial para a Igreja, que fez uma opção preferencial pelos jovens: “A juventude é um broto de esperança. A Igreja precisa ser jovem para cuidar com rigor missionário de muitos que estão desistindo. O nosso segredo é em tudo partir de Cristo”, sublinhou o Arcebispo.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. É também um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.
Desde a primeira edição, em 1986, em Roma, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens. De tempos em tempos, a JMJ é realizada em âmbito internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença.
De acordo com o Fundamento Teológico da JMJ 2023, o evento promove um espaço para a Igreja pensar na ação das juventudes. “Cada Jornada constitui um importante momento de reflexão relativo ao ministério da Igreja entre os jovens”, traz o documento.