Agentes pastorais de paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) que atuam com exéquias, nas cerimônias de sepultamento, participaram de um curso de formação no sábado, 31 de maio, na Cúria Regional de Contagem. O encontro também foi destinado a pessoas que ainda não exercem o Ministério Extraordinário das Exéquias, mas que desejam atuar nessa área pastoral.
Cerca de cinquenta pessoas participaram da formação, que apresentou um conteúdo diversificado sobre o perfil pastoral necessário para atuar no Ministério das Exéquias, além de orientações práticas sobre o rito de despedida. O conteúdo foi conduzido por Frei Célio Alex, OFM, assessor do Ministério da Presidência da Palavra e das Exéquias na RENSA.
Um dos pontos abordados por Frei Célio foi o sinal de esperança levado por quem atua nesse ministério. “O ministro das Exéquias é um agente pastoral que, em nome da Igreja, oferece um apoio carinhoso e espiritual às famílias enlutadas, auxiliando-as a superar a dor da perda e a crer na ressurreição e na vida eterna”, explicou o religioso durante a formação.
Formações contínuas
Para manter a qualidade do serviço pastoral, a atualização é permanente na Pastoral Litúrgica, área à qual o Ministério das Exéquias está integrado. Nesse sentido, outras formações voltadas para o Ministério da Palavra e das Exéquias serão oferecidas ao longo de 2025, em nível regional (RENSA). As datas serão publicadas nos perfis da região no Instagram e Facebook: @regiaorensa.
Confira as fotos