A Pastoral Litúrgica da RENSA convida para uma tarde de formação sobre a 3º Edição típica do Missal Romano. O encontro acontece no sábado, 23/11, de 14h às 17h, na Paróquia Santa Maria Rainha dos Apóstolos, bairro JK, em Contagem.
A participação é gratuita e, para promover um momento de confraternização, cada participante é convidado a levar um lanche para partilha.
Com esse encontro sobre o Missal Romano, a Pastoral Litúrgica da RENSA encerra o ciclo de formações de 2024. Iniciadas no último mês de junho, diversos temas que fazem parte das atualizações do livro foram abordados.
Os temas estão sendo conduzidos por diferentes padres e lideranças pastorais que atuam nas paróquias da região. Em agosto, quem direcionou a formação foi padre Arnaldo César de Carvalho, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Betim. Também entre os formadores, está o padre Odinei de Paiva Miranda, pároco da paróquia Jesus Operário, em Contagem, e atual assessor da Pastoral Litúrgica na RENSA.
O foco dessas atividades é promover uma ação pastoral mais consciente e atualizada entre os agentes de pastorais litúrgicas de paróquias da região. Por isso, todas as comunidades de fé da RENSA são convidadas a enviarem representantes.
Serviço
Formação litúrgica – Apresentação da 3ª edição Típica do Missal Romano
Data: sábado, 23 de novembro/2024
Local: Paróquia Santa Maria Rainha dos Apóstolos – Rua Delfim Moreira, 215, JK, Contagem
O Missal
O Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante, contendo as orações e ritos das Celebrações Eucarísticas, precedido pelo Evangeliário que é o livro mais importante nas celebrações da Igreja, cujo conteúdo trata sobre os Evangelhos.
A tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição e, ao todo, envolveu 19 anos de trabalho dedicado.
No novo Missal Romano algumas orações ficaram intactas porque elas estavam muito próximas do latim. Outras orações sofreram pequenas mudanças e algumas foram revistas completamente. Importante ressaltar que não aconteceram mudanças no rito da Missa, mas sim uma nova tradução das suas orações.