Após 17 anos fechada, a histórica Capela de Sant’Ana, na Fazenda Fidalgo, em Lagoa Santa, voltou a receber fiéis para missas e celebrações no dia 21 de julho, quando foi iniciada a novena em honra a Padroeira. Na noite do sábado, 29/7, último dia da novena, o bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida ( Rensa ), dom Nivaldo dos Santos Ferreira, presidiu a Eucaristia na igreja juntamente com o pároco, da Paróquia São Paulo Missionário, padre Luís Gustavo de Oliveira.
A capela está inserida na Comunidade Sant’Ana da Fazenda Fidalgo, da Paróquia São Paulo Missionário, sendo uma das comunidades de fé da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), na Arquidiocee de Belo Horizonte.
História
Localizada no bairro Sumidouro, a capela dedicada a avó de Jesus foi a primeira igreja do então povoado que originou a cidade de Lagoa Santa. O templo foi construído em 1745, de acordo com documentos escriturais da fazenda Fidalgo.
A igreja foi tombada em 2008, por meio do Decreto Municipal 846/08, dois anos após ter sido fechada com a estrutura bem comprometida. Antes da reabertura, a capela histórica passou por restauração do telhado, paredes, pisos, portas, janelas e por reforma da rede elétrica.
Valorização
Para dom Nivaldo, bispo para a Rensa e referencial para o Vicariato para a Ação Missionária (VEAM), a reabertura da capela representa um avanço na valorização dos bens materiais e imateriais de Minas Gerais.
“Muito obrigado ao padre Luiz Gustavo pelo empenho missionário e pela preservação dos bens materiais e imateriais. Nossa presença nesta festa, além de ter sido um privilégio evangelizador pela oportunidade de conviver com um povo acolhedor e cheio de fé, cumpre também mais um serviço de apoio do VEAM da atenção e promoção da cultura e dos bens culturais materiais e imateriais da nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. Deus Seja Louvado”, disse.
Santa
A reabertura da Comunidade Sant’Ana da Fazenda Fidalgo traz de volta à população outro patrimônio histórico do século 18: a imagem no estilo barroco de Sant’Ana Mestra. Em entrevista ao site de Notícias “Estado de Minas” (www.em.com.br), o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, disse que o altar onde está a imagem ainda será restaurado. A data de início da restauração não foi informada.