O Bispo Referencial da RENSA, Dom Nivaldo dos Santos, juntamente com membros do Setor Social da Região estiveram em visita social na manhã da última sexta-feira, 24/3, nas ocupações Morada da Serra e Jardim Ibirité, ambas na cidade de Ibirité. Com esta agenda, o grupo conclui as visitas sociais da RENSA do primeiro semestre de 2023, que teve como objetivo acompanhar ir ao encontro das diversas realidades sociais da Região Episcopal.
Na cidade de Ibirité, os integrantes do setor social da RENSA puderam conversar com moradores das ocupações, que comentaram as situações vivenciadas pelas famílias e os desafios enfrentados na luta pela moradia.
Também acompanharam a agenda, o pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Daniel Cordeiro Martins, e o pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, Frei Francisco Williams Xavier, já que ambos são de comunidades de fé que ficam na mesma cidade das ocupações.

Visita ao Santuário São Paulo da Cruz
Outras visitas
Ao longo da semana, o grupo esteve em Brumadinho, com moradores de comunidades indígenas, na segunda-feira, 21, no Santuário São Paulo da Cruz, acompanhando trabalhos sociais que acontecem no espaço, na quinta-feira, 23, e para fechar a agenda de visitações, em duas ocupações urbanas em Ibirité, na sexta-feira, 24.
Movimento humanizador
Padre Flávio Silva Ramos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Betim,Flávio, que integra o setor social da RENSA acompanhou as visitas durante toda semana e explica o propósito da atividade.
“Esta semana social é uma oportunidade ir ao encontro das diversas realidades sociais que a Região Nossa Senhora Aparecida nos apresenta. Ao irmos ao encontro dessas realidades, nos fazemos uma presença ainda mais efetiva nesses espaços, buscando trazer para o centro e colocando em evidência aqueles que são os pequenos, que são os marginalizados e que estão sendo destituídos de sua dignidade”.
Visita em Brumadinho, 21/3/2023
Para o sacerdote, a ação do setor social reflete um modelo de ação deixado por Jesus. “Com as visitas sociais colocamos essas pessoas no centro, como fazia Jesus. Esse, aliás, é o grande movimento de Jesus, um movimento humanizador de colocar no centro aqueles que são desprezados e esse foi o nosso intuito: trazer essas pessoas para o centro”, pontuou Padre Flávio Ramos.
“Foram dias muito importantes para todos nós conhecermos essas realidades que estão tão perto e certamente esse foi um ponto mais significativo de nossas visitas ao longo desses dias”, Padre Flávio Silva Ramos, Setor Social – RENSA.
Segundo semestre
As próximas visitas pastorais acontecerão no segundo semestre de 2023. Os locais serão definidos pelos membros do Setor Social da RENSA, após processo de escuta aos párocos, paroquianos e integrantes de pastorais sociais que atuam na região.