Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte

Ouça o conteúdo

Entre muitos amigos, ex-paroquianos e familiares, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte na noite desta quinta-feira, 7 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A indicação foi da parte do vereador Helton Junior, do Partido Social Democrático (PSD) .

Naquele espaço da Casa Legislativa, que costumeiramente recebe os vereadores para votar leis e discutir questões políticas da cidade — por vezes em um clima de embates — deu-se lugar a um momento fraterno, de boas reflexões. Entre as partilhas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, um dos convidados a compor a mesa, falou da representatividade da condecoração oferecida ao bispo auxiliar para toda a Arquidiocese. “Homenagear Dom Nivaldo é homenagear toda a Arquidiocese de Belo Horizonte”, destacou o arcebispo.

“Alegro-me com sua trajetória. Este caminho teve altos e baixos, muitas conquiestas e muita coisa bonita. Alegro-me com seu ministério, com sua missão e com o trabalho que faz, de modo incansável”,o seu ministério e com sua missão e com o trababalho que você faz, incansável”. (Dom Walmor)

Após ouvir a partilha dos amigos, dom Nivaldo fez um discurso emocionado, onde falou de seus vínculos em Belo Horizonte, cidade que passa por sua história, desde os tempos de formação seminarística.

“Sinto-me com o coração emocionada e agradecido. Reconheço que tive incríveis oportunidades de viver com qualidade em Belo Horizonte, abraçado por tantos padres. Primeiro, meus formadores, depois, meus colegas, depois, muitos alunos e formandos, e hoje, muitos amigos. Abraçado, acolhido e acompanhado pelos meus dois amados arcebiscos. Cardeal Dom Serafim, que me ordenou diácono e padre e Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que me ordenou bispo. Por irmãos e irmãs, evangelizadores e evangelizadores que estão aqui na minha frente e que amo profundamente, porque se tornaram meus amigos, minhas amigas, pessoas das quais eu nunca mais quero me separar”.

Dom Nivaldo nasceu em Barbacena (MG), no dia 03 de junho de 1967. Ele entrou no seminário aos 13 anos e tem uma sólida e contínua formação no Brasil e fora do país.

Outras homenagens

Além de Belo Horizonte, Dom Nivaldo é cidadão honorário em Contagem, por indicação do vereador Vinícius Faria (PP). Ele também recebeu moção de congratulação em Betim, por indicação do vereador Alexandre Fernando da Paz (MDB).

Confira as fotos da cerimônia na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Cerimônia Título de Cidadania honorária

Dom Nivaldo recebe título de Cidadão Honorário de BH