O Bispo Auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira recebeu na manhã do último domingo, 23/2, uma moção de congratulação pelos trabalhos pastorais e sociais em Betim. A homenagem foi entregue pelo prefeito da cidade, Heron Guimarães, ao final da missa de posse do padre Ellison Gomes, novo pároco da Paróquia São Pio de Pietrelcina, no bairro São Caetano, em Betim.
Para Dom Nivaldo, a homenagem o surpreendeu, sobretudo porque, ao fazer a entrega da honraria, o prefeito destacou a ação junto aos privados de liberdade, um dos sinais de esperança destacados neste ano do Jubileu da Esperança.
“Fiquei muito surpreso com a homenagem, pois não esperava. A fala do prefeito sobre o reconhecimento da Câmara Municipal pela nossa atuação na Pastoral Carcerária no CERESP de Betim foi ainda mais surpreendente. Isso me fez acreditar que nosso trabalho evangelizador tem impacto até na administração pública. Esse caminho pastoral social se alinha com a preocupação que devemos ter pelos mais vulneráveis.”, disse Dom Nivaldo.
A indicação da homenagem foi de autoria do Vereador Alexandre Fernando da Paz, que também esteve presente na missa de entrega da honraria. Além do autor do projeto, estiveram na paróquia, a vice-prefeita de Betim Cleusa Lara, e os vereadores Marquinho Rodrigues e Gilberto Vianópolis.
Trabalho com os privados de Liberdade
Em Betim, a Pastoral Carcerária exerce trabalhos no Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Os agentes pastorais fazem visitas e realizam assistência religiosa aos que estão nesses espaços.