Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo preside Missa de Lava-Pés com presos do no CERESP-Betim

Dezenas de presos do Centro de Remanejamento Provisório (CERESP), em Betim, participaram da Missa de Lava-Pés na manhã da terça-feira, 4 de abril, presidida por Dom Nivaldo dos Santos. A liturgia foi organizada por membros da Pastoral Carcerária, que desenvolvem trabalhos pastorais no local.

A celebração do Lava-pés acontece tradicionalmente às Quintas-feiras Santas, no entanto, a liturgia foi celebrada dois dias no CERESP para possibilitar a participação dos reclusos neste representativo momento litúrgico que marca o início do Tríduo Pascal.

Fazendo memória ao ato de Jesus durante a última Ceia (Jo 13,1-17), Dom Nivaldo dos Santos lavou os pés de doze presos que participavam da missa. A ação repete a atitude de acolhida, humildade e de serviço de Cristo ao banhar os pés dos discípulos, dias antes do próprio Jesus ser crucificado.

Comoção

A missa de Lava-pés causou comoção, como foi relatado pelo Diácono Oscar de Castro, um dos coordenadores da Pastoral Carcerária na RENSA, e que foi um dos organizadores da liturgia no Centro de Remanejamento. “Foi um grande momento de reflexão e profundidade diante do mistério celebrado e revivido. Houve comoção pelas palavras direcionadas pelo nosso querido e amado Bispo, que cada vez que celebra conosco, nos motiva e nos impulsione para além das nossas próprias expectativas”, disse o diácono.

Após a missa, ainda dentro das celebrações da Semana Santa e Páscoa no CERESP-Betim, os membros da Pastoral Carcerária promoveram uma tarde de reflexão e partilha sobre a Páscoa. “Distribuímos chocolate para toda a direção da unidade, servidores, irmãos privados, policiais penais, diretores. Todos receberam os chocolates com a mensagem de Feliz Páscoa”, explicou Diácono Oscar.

Trabalho contínuo

O atendimento espiritual aos encarcerados faz parte dos trabalhos pastorais na RENSA. Como exemplo disso, a Missa de Lava-pés também foi celebrada com os reclusos do CERESP-Betim em 2022. Também os agentes pastorais mantêm as rotinas de visitações e celebrações litúrgicas no espaço.

Agradecimentos

Agentes da Pastoral da Saúde RENSA

A Missa de Lava-pés no CERESP foi organizada e teve a participação de membros da Pastoral Carcerária de diversas comunidades de fé. Em agradecimento, a RENSA cita cada pessoa que esteve envolvida na ação com suas paróquias e foranias:

Paróquia Divino Pai Eterno, São João Bosco e Paróquia Maria Mãe dos Pobres – Forania Nossa Senhora da Conceição: Diácono Oscar de Castro, Ivana Almeida, Geraldo Ministro, Ruth Maria, José Geraldo Morais e Diácono José Geraldo Oliveira.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Santa Terezinha, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia São Franciso de Assis – Forania Nossa Senhora do Carmo: Maria Antônia, Ir. Maria Nieves, Maria Jeová, Lúcia e João Silvério.

Clique AQUI e confira a agenda de Dom Nivaldo durante a Semana Santa 2023.

“Se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros”. (Jo 13,14)