Com missa presidida por Dom Nivaldo dos Santos na noite da terça-feira, 11 de abril, a Paróquia Nosso Senhor dos Passos e São Cristóvão, em Sarzedo, celebrou a renovação e a instituição de votos para 45 paroquianos atuarem como Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Deste total, 31 leigos fizeram a renovação dos votos e 17 iniciaram no caminho ministerial.
A missa de Investidura dos Ministros da Eucaristia na da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) foi concelebrada pelo pároco, padre Edir Carvalho do Carmo, e contou com a colaboração do diácono Paulo Henrique.
Atuação
Com a renovação e instituição dos votos, os leigos passam a servir nas missas e celebrações, além de levar a Sagrada Eucaristia para paroquianos impossibilitados de participarem das liturgias na Igreja.
O caráter extraordinário deste ministério se deve pelo fato dos paroquianos que são Ministros da Sagrada Comunhão atuarem por tempo determinado, definido pela própria paróquia. A participação no ministério é feita mediante convite feito pelo próprio pároco.
Principais atividades
Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão são leigos que acompanham a vida da comunidade de forma bem participativa. Eles partilham o pão da Palavra e da Eucaristia, auxiliam na liturgia, acolhem os que chegam à igreja, presidem celebrações da Palavra e de adoração do Santíssimo, visitam doentes e levam a comunhão eucarística para estas pessoas.
Também faz parte das atividades do ministério, cuidar dos paramentos e do altar, organizar tardes de espiritualidade e encontros de ministros tanto na Paróquia quanto na Forania.
Veja as fotos feitas pela Pascom paroquial da missa de investidura dos Ministros da Eucaristia.