Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo preside missa com pessoas em situação de rua no centro de BH

Dom Nivaldo Ferrera presidiu missa para as pessoas em situação de rua nesta sexta-feira, 16, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. A celebração foi uma das atividades da missão promovida pela comunidade Aliança de Misericórdia, que está acontecendo desde o dia 13 de junho e vai até o sábado, 17.

Durante a homilia, o bispo destacou a importância da fé, sobretudo nas situações de extrema dificuldade, e do amor incondicional de Deus para com todos. “O coração de Jesus nos inclui e nos abraça”, disse.

Ao final da missa, dom Nivaldo agradeceu a oportunidade de celebrar a Eucaristia com aquelas pessoas e com os missionários. “Que essa missa nos ajude a sustentar a nossa caminhada. Que este encontro traga para nós oportunidades de fraternidade”, concluiu o bispo.

Além de presidir a liturgia, o bispo auxiliar para a Rensa conversou com algumas pessoas que estavam na praça e pôde ouvir um pouco das dificuldades enfrentadas por esses homens e mulheres. Após a missa, os moradores receberam kit higiene, com sabonete, creme dental e outros itens. Cobertores também foram distribuídos pelos missionários, além de terços.

Estrutura

A missa aconteceu em um palco montado em frente a um ônibus que o movimento eclesial usa nas missões. O veículo é equipado com banheiros, um refeitório e uma sala, onde costumam acontecer atendimentos com pessoas que estão em situação de rua.

Visita à casa de Missão

Em abril de 2023, dom Nivaldo dos Santos esteve na casa de missão do Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia, no bairro Madre Gertrudes, em Belo Horizonte, onde conheceu um pouco do trabalho social e evangelizador desenvolvido pelo movimento. Na ocasião, ele também foi apresentado ao ‘Ônibus da Misericórdia’, o veículo usado para missões itinerantes com pessoas em situação de rua.

O ‘Ônibus da Misericórdia’ começou a ser utilizado pelo movimento eclesial em outubro de 2022 e é usado pelos evangelizadores para trabalhos junto as pessoas que estão em situação de rua. No veículo, os missionários fazem acolhimentos, oferecem refeições, disponibilizam espaço para conversas e partilhas. Além disso, o ônibus é equipado com banheiros, que podem ser usados por quem está em situação de fragilidade social.

Veja fotos:

Missa com população em situação de rua de BH