Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dom Nivaldo e membros do Programa Guardiões recebem homenagem na ALMG

Ouça o conteúdo

O bispo auxiliar para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) e para o Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM) , Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, foi homenageado, nesta quarta-feira (2/8/2023) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além do bispo, outros clérigos e professores responsáveis pelo Programa Guardiões do Patrimônio Cultural em Minas Gerais receberam a homenagem.

A entrega do diploma com votos de congratulações aconteceu durante audiência da Comissão de Cultura do Legislativo Estadual. Na reunião, deputados, membros da sociedade civil e integrantes do projeto homenageado discutiram a relevância da iniciativa. Entre as falas ao longo da audiência foi destacado que o programa sociocultural que tem promovido a preservação dos patrimônios materiais e imateriais em Belo Horizonte e cidades de Região Metropolitana, como Santa Luzia, Caeté, entre outras.

O programa

O Programa Guardiões do Patrimônio Cultural é uma iniciativa da PUC Minas, Arquidiocese de Belo Horizonte, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O projeto oferece cursos gratuitos para jovens com idade entre 15 e 25 anos capacitando-os para serem empreendedores, tendo em vista o patrimônio histórico e cultural da região onde eles vivem. A proposta é também gerar oportunidades de emprego e renda para quem passa pela capacitação. Durante a formação, os jovens participam de visitas a patrimônios mineiros e recebem uma bolsa durante os seis meses de aprendizagem.

Os cursos são oferecidos em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) como Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. A organização do programa  estuda  a expansão para outros municípios mineiros.

Audiência

Durante a audiência na ALMG, dom Nivaldo destacou que a iniciativa é importante porque promove o resgate da história e abertura de possibilidades de reparações, valorizações, conservações e preservações pela atuação dos estudantes. “O programa se alinha à esperança de uma cultura nova capaz de superar as divisões que hoje assistimos”, disse.

Os homenageados foram os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joel Maria dos Santos (Renser) e Dom Nivaldo dos Santos Ferreira; o bispo da Diocese de Divinópolis (Centro-Oeste), Dom Geovane Luís da Silva; e os professores Josimar da Silva Azevedo e Dener Antônio Chaves, respectivamente, administrador e coordenador do curso Guardiões do Patrimônio Cultural. A homenagem aos responsáveis pelo Programa Guardiões do Patrimônio Cultura foi solicitada pelo deputado Professor Cleiton (PV).

Com  trechos de notícias publicadas em: www.almg.gov.br e www.arquidiocesebh.org.br
Fotos: Sarah Torres/ALMG