Santuário Arquidiocesano
Você está em:

CONSER: Diáconos Permanentes passarão a ter estatuto próprio na CNBB Leste 2

Decisão pastoral foi durante a Assembleia do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Leste 2

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Leste 2, criará um estatuto específico para a atuação dos Diáconos Pemanentes nas 28 (arqui)dioceses que fazem parte da região. A elaboração do documento foi anunciada na manhã desta quarta-feira, 11 de junho, durante da Assembleia Regional do Episcopado, cujo tema central é “O ministério do diaconato permanente”.

O encontro promovida pela CNBB Leste 2 inicou na segunda-feira, 9/6 e segue até esta quinta-feira, 12 de junho, com assessoria de Dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador (BA) e recém-nomeado bispo da Diocese de Ituiutaba (MG).

Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo referencial para a RENSA, que participa da Assembleia anunciou a iniciativa da criação do estatuto, por meio de um vídeo enviado à suas redes de contato e também nas redes sociais da CNBB Leste 2. Confira a mensagem na íntegra e o vídeo, ao final do texto.

“Meus queridos irmãos Diáconos Permanentes e esposas do nosso Regional Leste II.

Hoje aqui na nossa Assembleia Regional dos Bispos, tivemos a oportunidade de tratar deste tema central – o Diaconato Permanente no nosso Regional – . Participou conosco o Dom Valter Magno, que é da Comissão Nacional de Diáconos da CNBB, e com a sua assessoria, podemos avançar na bonita vocação, que é um grande dom de Deus para a Igreja, do Diaconato Permanente.

Estamos avançando cada vez mais na compreensão da teologia do Diaconato e buscamos agora, com afinco, a elaboração do nosso Estatuto Regional.

Um grande abraço a todos os Diáconos Permanentes do nosso Regional, com as suas devidas esposas e famílias”. – Dom Nivaldo dos Santos Ferreira – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) do Regional Leste 2 da CNBB