Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dia de São José Operário: centenas de fiéis participam da Missa do Trabalhador, em Contagem

Ouça o conteúdo

A Praça da Cemig, em Contagem, ficou repleta de fiéis que se reuniram nesta quinta-feira, 1° de maio, dia de São José Operário, para celebrar em comunhão a 49ª Missa do Trabalhador e da Trabalhadora. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Nivaldo dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).

Dom Nivaldo sublinhou que  as comunidades de fé em toda a Arquidiocese de Belo Horizonte celebram hoje a Eucaristia para agradecer a Deus a vida de trabalho de tantas pessoas que exercem seu ofício, contribuindo com a vocação que receberam de Deus.

Em sua homilia, Dom Nivaldo recordou São José e sua bonita relação com o trabalho, evidenciada desde os dias da primeira encíclica social, a Rerum novarum de Leão XIII

“São José era um carpinteiro que trabalhava honestamente para garantir o sustento da sua família. Com ele, Jesus aprendeu o valor, a dignidade e a alegria do que significa comer o pão, fruto do próprio trabalho. Estamos aqui, nesta praça, para celebrar a “49ª Missa da Trabalhadora e do Trabalhador” – uma tradição às vésperas de seu jubileu de ouro em 2026. Queremos rezar por todos os trabalhadores. Como fez o Papa Francisco, rezar uns pelos outros, para que não falte trabalho a ninguém e que todos sejam pagos com justiça e se beneficiem da dignidade do trabalho e da beleza do descanso”, sublinhou. 

Acompanhe na íntegra o texto da homilia de Dom Nivaldo: clique aqui! 📲

A Celebração Eucarística convidou os fiéis para, junto com suas famílias, rezarem e agradecerem pela intercessão de São José – protetor dos Trabalhadores – pelas graças alcançadas. Ao fim da Missa, além da tradicional bênção das carteiras de trabalho, foram distribuídas 200 mudas de árvores, doadas pelo Projeto Boi Rosado, que há mais de 20 anos participa da Celebração. Os fiéis receberam mudas de amora, acerola, castanha do Maranhão, Ipê branco, Ipê rosa e também plantas medicinais, como a Jathopa multifida, também conhecida como Metiolate Natural. 

Acompanhe, a seguir, os registros desse bonito encontro de comunhão e fé do povo de Deus, em honra a São José Operário:

Fotos: Pascom Rensa e Assessoria de Comunicação Arqui BH