Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Dia das Mulheres: Cúria da RENSA terá placa com nome de pastoralista

Ouça o conteúdo

No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida vai homenagear as mulheres de fé, com a inauguração da placa “Dona Ambrosina Iglésias” em uma das salas da Cúria Regional, no bairro Cidade Industrial, em Contagem (avenida Babita Camargos, 1083). Esse será o primeiro espaço da Cúria a receber um nome feminino. Até então as demais salas do prédio trazem placas homenageando pessoas ligadas ao episcopado e clero que fazem parte da história da região.

A homenagem às mulheres terá início às 15h, com um momento de partilha com a presença do Bispo Auxiliar, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, além de padres, religiosas, membros do Apostolado da Oração e familiares da pastoralista homenageada. O encerramento da cerimônia será com uma bênção de inauguração da placa.

A instalação que receberá a placa “Dona Ambrosina Iglésias” já é usada pelo Apostolado da Oração desde 2003, quando foi dada a bênção de inauguração do prédio da Cúria da RENSA, em Contagem. No local, as lideranças do movimento constantemente se reúnem para reuniões  e formações.

A homenageada

Dona Ambrosina Iglésias Loureiro nasceu em 11 de julho de 1927, na cidade de Pitangui, MG. Em Belo Horizonte, ela morava na região do Barreiro, era casada e teve 7 filhos, 12 netos, aos quais  gostava de se referir ao número dos 12 apóstolos e 6 bisnetos. A homenageada morreu no dia 7 de janeiro de 2022, aos 94 anos de idade.

Ambrosina atuou no Apostolado da Oração da Arquidiocese de Belo Horizonte, desde a década de 1960, antes mesmo da instalação da RENSA. Em sua caminhada na Igreja, exerceu cargos de coordenação ligadas ao AO em nível paroquial, forânea e regional. Sua trajetória de fé foi de grande dedicação aos trabalhos pastorais e de amor ao Sagrado Coração de Jesus. 

Grande mobilizadora dos Encontrões do Apostolado nas foranias da região, Ambrosina também foi a idealizadora da tradicional festa dos padres em nível regional.

Dona Ambrosina Iglésias, na Missa de N. Sra Aparecida, em 2016

Proposta pastoral

Essa ação que traz para um dos espaços da Cúria um nome feminino insere-se nas propostas de ação pastoral da RENSA previstas para 2023 com o objetivo de promover a valorização do papel da mulher nas instâncias de decisão da Igreja. O permanente convite para que as mulheres se integrem aos conselhos pastorais, regionais, forâneos e paroquiais foram outros passos dados pela região dentro dessa proposta pastoral.

Para 2024, o Plano de Ação Pastoral a RENSA tem como foco as juventudes.