Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Conselho Presbiteral da RENSA faz avaliação das ações para a juventude

Ouça o conteúdo

A RENSA realizou mais um Conselho Presbiteral na manhã desta quinta-feira, 27/6, na Cúria Regional, em Contagem. A reunião contou com a participação do Bispo Auxiliar, Dom Nivaldo Ferreira, do Vigário Episcopal, padre Dinamar Gomes, dos vigários forâneos e do representante do clero na região, padre Edir Carvalho.

Dessa vez, o conselho teve a presença de Padre Thelis Luiz representando a 10º forania da RENSA, que já foi anunciada em maio deste ano (2024) e está em processo de formalização.

Os integrantes do Conselho Presbiteral da RENSA fizeram uma avaliação sobre as atividades voltadas para as juventudes ao longo do 1º semestre. Eles ainda conversaram sobre alinhamentos para garantir o cumprimento das metas do Ano das Juventudes da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para o 2º semestre, as foranias se mobilizam para que os jovens das paróquias da região participem da Peregrinação das Juventudes ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, no dia 15 de agosto, de 8h às 15h.

Após a reunião, ainda na Cúria Regional da RENSA, os membros do conselho se uniram aos padres e diáconos da região para acompanharem uma conversa sobre o “Junho Verde”. Eles também celebraram, com um almoço, o aniversário natalício de Dom Nivaldo e os 15 anos de ordenação de Padre Dinamar.

Junho verde

Em referência ao “Junho Verde”, campanha de conscientização ambiental instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2022, a RENSA acolheu o conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, e o jornalista Adriano Ventura, autores do livro “BH e as Montanhas Encantadas”. Os convidados fizeram a apresentação do livro sobre a importância da Cordilheira do Espinhaço para Minas Gerais e destacaram que essa agenda está sendo proposta nas demais regiões da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Estamos cumprindo uma orientação de Dom Walmor para aproveitar o junho verde, esse mês tão simbólico na Arquidiocese e apresentar o livro. A causa ambiental é uma causa de todos e devemos assumi-la integralmente”, disse Durval Ângelo em entrevista gravada após a apresentação o livro para o clero da região.

Formalmente, o junho verde é instituído pela lei 14.393/2022, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A criação da lei foi durante a presidência de Dom Walmor Oliveira de Azevedo na CNBB.

Celebração da vida e missão

Ao encerrar o mês de junho, o clero da RENSA se uniu para celebrar duas datas especiais: o aniversário natalício de Dom Nivaldo Ferreira e os 15 anos de ordenação presbiteral de Padre Dinamar Gomes. A comemoração foi com um almoço fraterno, onde todos os padres e diáconos da região foram convidados. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes.

 

Confira as fotos do Conselho Presbiteral da RENSA

Conselho Presbiteral RENSA