Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Conselho Presbiteral ampliado da RENSA indica caminhos para a 7º APD

O primeiro Conselho Presbiteral de 2025 da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) propôs uma reflexão profunda sobre três ações práticas essenciais para o caminho rumo à 7ª Assembleia do Povo de Deus da Arquidiocese de Belo Horizonte (7ª APD). Essas ações foram: a recepção do Sínodo sobre a Sinodalidade, a valorização dos conselhos regionais, forâneos e paroquiais, e o fortalecimento da participação e empoderamento da mulher na Igreja, conforme indicado pelo bispo auxiliar.

A dinâmica da reunião foi marcada por oração, direcionamentos e partilhas. Cada participante teve a oportunidade de expressar suas realidades nas pastorais e foranias, enriquecendo o diálogo e a troca de experiências.

Após a oração inicial, Dom Nivaldo ressaltou a importância da participação dos assessores neste primeiro Conselho Presbiteral de 2025, que visa fortalecer os vínculos entre os diversos segmentos pastorais.

“O propósito é criar possibilidades de ajuda, comunhão e vínculos para que nossos trabalhos sejam mais frutíferos. Precisamos fazer com que o Sínodo seja vivenciado em nossas comunidades, promovendo diálogos contínuos e a intensificação do processo de escuta, que nos conduz à mudança de paradigma pastoral”, afirmou o bispo.

Entre as ações práticas que preparam o caminho para a 7ª APD, Dom Nivaldo destacou que o Sínodo propõe, acima de tudo, o acolhimento.

“Com paciência, amor e desejo de incluir as pessoas, devemos dar a todos a chance de protagonismo no processo evangelizador. É essencial compreender que o Sínodo não é apenas um texto ou material, mas um método e uma mística”, pontuou.

Durante o encontro, assessores e vigários compartilharam as realidades das foranias e pastorais, além de projetos e ações em andamento. O Padre Alan Pereira, das Pastorais Sociais, apresentou o calendário com atividades alinhadas às propostas do Ano Jubilar da Esperança. Ele também destacou que a região promoverá eventos especiais, com celebrações em hospitais, centros de detenção e praças públicas. A criação de um conselho social foi uma das iniciativas propostas para o Setor Social da região.

O Conselho Presbiteral ampliado da RENSA aconteceu na manhã de terça-feira, 18 de fevereiro, no Centro Pastoral de Contagem, e reuniu representantes de diversas áreas da Igreja para fortalecer o caminho da ação pastoral e do compromisso evangelizador.

 

Conselho Presbiteral RENSA 18/02/2025