Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Conselho Pastoral da RENSA reflete sobre síntese das juventudes

Ouça o conteúdo

Em reunião realizada na manhã deste sábado, 28 de setembro, na Cúria Regional de Contagem, os membros do Conselho Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA) dialogaram sobre as reflexões e indicações pastorais propostas pelas paróquias para as juventudes. O Conselho Pastoral é composto por representantes de foranias, pastorais e movimentos que atuam na região, além de padres assessores, do Vigário Episcopal, Padre Dinamar Gomes Pinto, e do Bispo Auxiliar, Dom Nivaldo Ferreira.

Após um momento de oração e de leitura bíblica, Dom Nivaldo, iniciou o encontro destacando que neste ano de 2024 uma importante mudança ocorre na região. Trata-se da mudança de local e horário da tradicional Missa de Nossa Senhora Aparecida, que chega a sua 40º edição. Neste ano, a liturgia passa a acontecer no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Novo Eldorado, em Contagem, às 12h (meio dia), do dia 12 de outubro, presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Até então a liturgia era celebrada na Praça da Cemig, na parte da manhã.

“A mudança da Missa de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 40ª edição, foi votada pelos próprios padres da região na última Assembleia do Clero. Ela vai acontecer no Santuário para possibilitar maior participação dos padres e, consequentemente de seus paroquianos por meio das caravanas. Queremos também valorizar esse bonito espaço na nossa região, que é o Santuário dedicado à padroeira”, explicou Dom Nivaldo.

Juventudes

As partilhas sobre as sínteses paroquiais na RENSA, foram conduzidas pelo padre Thelis Luiz, assessor das juventudes na região. Dentre os pontos citados, o presbítero destacou que um representativo número de paróquias acenou para a questão do acolhimento e de ações que atraiam e cativem mais os jovens.

Essas sínteses são reflexões feitas pelas paróquias que ganharam centralidade na reunião do Conselho Pastoral da RENSA  tiveram como base um subsídio do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes e Vicariato para Ação Pastoral –  “O novo sempre vem”. Nesses documentos, as paróquias responderam sobre a presença dos jovens da Igreja, os desafios para o engajamento e acompanhamento das juventudes e as indicações pastorais para melhorar o trabalho das juventudes na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Ainda na temática jovem, os conselheiros foram orientados a motivarem seus grupos a participarem do Dia Nacional da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte, no próximo dia 20 de outubro, no Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, bairro Pampulha. “Essa data, sobretudo no Ano das Juventudes deve ser prioridades em nossas agendas”, destacou o bispo.

Diálogo

Depois da partilha feita sobre as juventudes, os demais membros do Conselho da RENSA fizeram considerações acerca do tema. Entre as falas, os representantes da Catequese na região, Rosane Barbosa e padre Hidelbrando Marques, comentaram que se percebe que a juventude tem se movimentado nas paróquias, no entanto que é necessário investir em formação de qualidade.

Para representante da Renovação Carismática Católica no colegiado, Olaide Rodrigues, a juventude precisa primeiro ser bem acolhida e estar envolvida nas ações para ter sentimento de pertença. “Os jovens querem ser aproveitados no sentido de serviço na Igreja”, disse.

Agenda 2025

O planejamento pastoral para 2025 foi um dos assuntos também discutidos durante o Conselho Pastoral da RENSA. As lideranças foram orientadas a enviarem as datas de suas atividades previstas para a construção da agenda da região. As agendas podem ser enviadas até o dia 30 de outubro, por meio do e-mail rensabh@gmail.com e rensa@arquidiocesebh.org.br

Confira as fotos da Reunião do Conselho Pastoral Rensa realizada no dia 28 de setembro/2024

Texto e fotos: Aline Peres

Conselho Pastoral Rensa 28/09/2024