Membros do Conselho Pastoral da Região Episocopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) participaram de reunião na manhã deste sábado, 27 de maio, na Cúria Regional de Contagem (avenida Babita Camargos, 1083, bairro Industrial). O conselho foi conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte para a Rensa, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, tendo como pauta central a cartilha elaborada pelo Vicariato para Ação Pastoral (Veap) com subsídios para a reflexão sobre comunhão, participação e missão – as trilhas para uma Igreja sinodal.
O encontro teve início com uma oração conduzida pelo vigário episcopal, padre Dinamar Gomes Pinto. O presbítero propôs a prece dentro da espiritualidade da Novena ao Espírito Santo, incluindo a Oração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023.
Após o momento de espiritualidade, dom Nivaldo apresentou aos conselheiros a cartilha “Comunhão, Participação e Missão”, explicou o propósito do material elaborado pelo Veap e como os conselheiros deveriam trabalhar este subsídio em suas comunidades de fé e/ou movimentos e pastorais as quais representam. “O objetivo é conhecer a dinâmica do material, vivenciar de forma breve durante este conselho para depois levarmos às instâncias que integramos. Nossa missão é trabalhar e motivar os outros a trabalharem.”, didatizou o bispo.
Em sequência à fala de Dom Nivaldo sobre as orientações práticas do conteúdo da cartilha, o próprio bispo auxiliar convidou os participantes a se dividirem em três grupos, para cada um desses coletivos refletir sobre comunhão, participação e missão. Posteriormente às discussões em grupo, os conselheiros apresentaram sugestões em cima das reflexões feitas para a vivência da sinodalidade na Igreja.
Partilhas
Para o representante leigo da Forania Cristo, Luz dos Povos, José Firmino Soares, o modo de agir do Papa Francisco e as orientações inseridas nos documentos divulgados pelo pontífice à Igreja é um dos caminhos para a sinodalidade. “Para viver em comunhão, seguir o exemplo do papa Francisco é um caminho”, disse o leigo.
Ainda dentro das sugestões sobre a comunhão, o vigário suplente da Forania Nossa Senhora das Graças, Frei Francisco Williams Xavier – ODEM, advertiu que a vivência da comunhão deve considerar a identidade a qual se está inserido. “A Comunhão não pode extinguir o que é próprio de cada um, por isso enquanto Igreja Católica temos que ter nos ensinamentos da própria Igreja uma fonte de riqueza.”, defendeu o sacerdote.
Ao final da plenária, cada um dos conselheiros tiveram a oportunidade de falar sobre as ações da pastoral, do movimento ou da forania que representam. Uma das exposições foi feita pela catequese, que falou sobre as datas das formações e pediu aos vigários para incentivarem os catequistas a participarem destes momentos formativos.
Visitas Pastorais
Outro assunto tratado durante do Conselho Pastoral foram as visitas pastorais, que estão em curso nas foranias da Rensa pelo bispo auxiliar, secretário regional e vigários forâneos. “Nessas visitas está sendo oportunizado correções e fraternidade. Vai ser uma renovação para as nossas comunidades”, disse dom Nivaldo sobre as agendas de visitas.
“Seja louvado, Deus, pela frutuosa e fecunda Reunião do Conselho de Pastoral da RENSA. Muito obrigado pela Comunhão, Participação e Missão dos nossos presbíteros e dos nossos Leigos e Leigas (Conselheiros e Conselheiras).”, agradeceu dom Nivaldo dos Santos.
A próxima reunião do Conselho Pastoral da Rensa está prevista para acontecer no dia 22 de julho.
Confira as fotos: