Santuário Arquidiocesano
Você está em:

CNBB divulga documento de atualização litúrgica para Quinta-feira Santa

A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL) – da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou no último dia 15 de março um documento de acréscimo na Oração Eucarística I. Padre Odinei Paiva Magalhães, assessor da Pastoral Litúrgica da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida destaca que essa atualização necessário para a Quinta-feira Santa.

Confira o texto do documento abaixo.

Brasília-DF, 15 de março de 2024
V. Exas. Revmas. Srs.
CARDEAIS, ARCEBISPOS E BISPOS
V. Revmas
.
PRESBÍTEROS DO BRASIL
Ref.: Comunicado CETEL – Hanc igitur

Excelentíssimos e Reverendíssimos Cardeais, Arcebispos e Bispos,

Caríssimos Presbíteros e povo fiel,  “O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado” (NALC, 18), celebrado com a máxima solenidade pela Igreja. A Missa In cena Domini, que abre o Tríduo Pascal, se reveste de um caráter particularmente especial. Por ser a Oração Eucarística o “centro e ápice de toda a celebração, prece de ação de graças e santificação” (IGMR, 72), nesse dia, de modo especial, é ornada de um Hanc igitur próprio, já presente no Sacramentário Gelasianum Vetus 380 (Item in quinta feria missa chrismalis – Liber I. XL), ligeiramente modificado na editio princeps do Missal Romano (1570), e dali passado sem modificações à editio typica do mesmo (1970-1975- 2002/8).

Por isso, pareceu oportuno à Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (CETEL), chegado o tempo da recepção da tradução da Terceira Edição Típica do Missal Romano para uso no Brasil, indicar a ausência do elemento supracitado. O texto traduzido que agora encaminhamos foi aprovado pela 49ª Assembleia Geral da CNBB, de 04 a 13 de maio de 2011, em Aparecida – SP, e reconhecido pelo Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Ele, portanto, deve ser utilizado na Missa de Quinta-feira da Ceia do Senhor, após o infra actionem, na Oração Eucarística I

“Na Eucaristia e em todos os sacramentos é-nos garantida a possibilidade de encontrar o Senhor Jesus e de ser alcançados pela potência da sua Páscoa” (DD, 11). Que o Tríduo Pascal nos enriqueça e suscite em nós a força do Mistério Eucarístico, “sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo” (SC, 47).

Feliz Páscoa do Senhor e nossa!

Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS
Bispo da Diocese de Bonfim – BA
Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia
Presidente da Comissão Episcopal para os textos Litúrgicos

Comunicado CETEL – Hanc igitur