O Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Nivaldo dos Santos, e o Vigário Episcopal da RENSA, padre Dinamar Gomes Pinto, participaram da Solene Cerimônia de Posse Canônica do início do ministério de Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. como Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, no dia 15 de abril, na Catedral de Nossa Senhora do Livramento.
O Bispo Arquidiocesano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira e os Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joel Maria dos Santos e Dom Geovane Luís da Silva também acompanharam a celebração celebrando o início da caminhada de dom Vicente na Bahia.
Outros padres da Arquidiocese de Belo Horizonte e que atuam em paróquias da RENSA presentes na posse de Dom Vicente foram os padres Caetano Evanglista e Pedro Souza Silva. Além dos sacerdotes, vários leigos viajaram até o município baiano para restigiar a celebração.
https://www.instagram.com/p/CrJs_wArgKn/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Seminário
No domingo, 16/4, um dia após a posse canônica, Dom Nivaldo dos Santos e os demais os bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte visitaram a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Na cidade, eles participaram da Eucaristia no Seminário Nossa Senhora das Vitórias.
Presença na Arquidiocese de Belo Horizonte
Dom Vicente de Paula Ferreira é natural da cidade de Alegre, no Espírito Santo. Ele nasceu em 27 de outubro de 1970 e foi ordenado presbítero em 16 de novembro de 1996, membro da Congregação Redentorista. Entre outras formações acadêmicas, o bispo tem doutorado em Ciência da Religião. Ele também é poeta, compositor e escritor.
Em 27 de maio de 2017, o Papa Francisco o Dom Vicente como Bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, onde ele atuou referencialmente na Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). A região abrange paróquias das cidades de Bonfim, Brumadinho, Moeda, Rio Manso, Crucilândia e Piedade do Paraopeba.