Ao se encontrar com os discípulos de Emaús, Jesus quis saber o que eles conversavam. Essa atitude de escuta relatada na narrativa de Lucas (24, 13-35) foi um dos temas da reflexão do 39º Encontro Regional das CEBs na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA).
A cidade de Esmeraldas recebeu do 39º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA). Durante todo o domingo, 29 de junho, membros de diversas paróquias da região participaram de palestras, grupos de reflexão e momentos de espiritualidade. A atividade ocorreu na área pastoral da Paróquia Divino Espírito Santo, na Escola Municipal Zita Lucas, no bairro Bandeirantes.
O encontro foi conduzido por padre Manoel Godoy, assessor das CEBs na CNBB Leste 2 e pároco da Paróquia São Tarcísio. Em suas palestras, ele abordou dois temas centrais: “A pedagogia que ensina a fazer a história dos pobres” e “O caminho da vida e o esperançar”.
Base no Evangelho
As reflexões tiveram como base o Evangelho de Lucas, que narra o encontro e conversa de Jesus com os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). A partir de uma leitura orante e reflexiva da narrativa, padre Godoy relacionou a passagem bíblica com a pedagogia e a caminhada das CEBs.
“Neste texto, vemos a transição da desesperança para o compromisso com a comunidade e, a partir daí, para o engajamento social”, destacou Godoy.
Ele ainda ressaltou:
“A atitude de Jesus com os discípulos de Emaús foi de proximidade e escuta. Ele se aproxima, caminha com eles e se interessa por suas dores. Essa postura deve ser referência para o nosso agir”.

Padre Manoel Godoy
Trabalhos em grupo
Outra atividade importante do encontro foi a divisão dos participantes em grupos de discussão, onde se refletiu sobre a ação social da Igreja. Temas como transporte, saúde pública, educação e a Economia de Francisco e Clara foram abordados. Cada grupo propôs ações concretas de acordo com a temática discutida.
Após os debates, foi realizada uma plenária para partilha das ideias e propostas levantadas, visando fortalecer a atuação das CEBs em suas comunidades.

Grupos refletiram sobre 8 diferentes temas
Liturgia Eucarística
A missa de encerramento foi presidida pelo padre Manoel Godoy, e concelebrada pelos padres Jotaci Brasiliano, pároco anfitrião (Paróquia Divino Espírito Santo), Ângelo Márcio, de Pedro Leopoldo, e Frei Pedro José Assis, OFM.
Passou também pelo encontro, saudando os participantes, o padre José Geraldo, coordenador arquidiocesano das CEBs e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo.
Missão das CEBs
Criadas a partir do Concílio Vaticano II, as Comunidades Eclesiais de Base têm como missão valorizar e resgatar a religiosidade popular, fortalecer a atuação dos leigos dentro e fora da Igreja e incentivar a vivência em pequenas comunidades. Por meio de encontros nas casas e comunidades paroquiais, as CEBs buscam desenvolver a consciência crítica dos leigos, promovendo os valores humanos e a responsabilidade social, política e ambiental.
Texto: Aline Peres | Fotos: Aline Rosa (Pascom Forania São Paulo da Cruz) e Aline Peres