Santuário Arquidiocesano

Candidatos ao Diaconato Permanente participam de processo de formação na RENSA

Ouça o conteúdo

O Centro Pastoral da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA), em Contagem, recebeu neste sábado, 13/9, seis candidatos ao Diaconato Permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte para uma etapa importante do processo de formação: a avaliação psicológica.

Os candidatos são de diferentes cidades que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte, entre elas Ibirité e Raposos.

Esta fase até a iniciação ao caminho diaconal inclui, além da avaliação psicológica, entrevistas com diáconos e agentes de formação.

“É uma etapa essencial do processo de discernimento vocacional. Todos os candidatos passam por essa avaliação antes de iniciar formalmente os estudos na Escola Diaconal”, explicou o diácono José Samuel, secretário do Conselho Arquidiocesano do Diaconato Permanente (CADIP), que acompanha os trabalhos ao lado de sua esposa, Júnia Cássia.

Apoio

A escolha da RENSA como local do encontro se deve à acolhida da comunidade local e ao apoio do bispo referencial da região. “Dom Nivaldo tem caminhado conosco e nos cedeu o espaço com muito carinho para realizarmos esta etapa”, completou o diácono.

Apesar de já estarem inseridos em um processo vocacional, os candidatos ainda passarão por outras entrevistas e serão avaliados pelo conselho antes de, eventualmente, iniciarem a formação formal na Escola de diaconal, prevista para 2026.

Família Diaconal BH: processo de discernimento