O episcopado mineiro elegeu dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte para a Rensa, como referencial para a Comissão Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada pela CNBB Leste 2. A votação aconteceu na quarta-feira, 31 de maio. Com a escolha, o bispo estará à frente dessa Comissão Episcopal Pastoral durante quadriênio (2023 – 2027).
A eleição de dom Nivaldo acontece durante a Assembleia Anual do Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER) do Regional Leste 2. O encontro iniciou no dia 29 de maio e vai até esta quinta-feira, 1º de junho.
O encontro reúne todos os arcebispos, bispos e administradores diocesanos de Minas Gerais e está acontecendo em Belo Horizonte, na Casa de Retiros Santíssima Trindade, à Rua Madre Cândida, 241, Vila Paris.
A comissão
A Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CMOVC), tem a função de ocupar-se da articulação do Serviço de Animação Vocacional na Igreja do Brasil. Também tem a missão de acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, articulando a comunhão dos Seminários e Institutos que trabalham na formação através da OSIB.
Entre as atribuições voltadas para os ministros ordenados, a comissão tem a atribuição de ocupar-se com a formação para o ministério ordenado, incentivar a formação permanente do clero e com a vida e a atividade pastoral dos diáconos, presbíteros, bispos e bispos eméritos.
Bispos auxiliares
Veja em quais comissões estarão os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte:
- Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo – Comissão para a Comunicação;
- Dom Júlio César Gomes Moreira, Comissão Novas Comunidades e Associação de fiéis.
- Dom Joel Maria dos Santos – secretário da nova presidência do Regional Leste 2.
- Nivaldo dos Santos Ferreira- Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Fonte: Comunicação CNBB Leste 2