Santuário Arquidiocesano
Você está em:

Aprovado projeto que inclui Missa dos Trabalhadores no calendário oficial de Contagem

A Câmara Municipal de Contagem, aprovou em segundo turno nesta terça-feira, 21, o Projeto de Lei 016/2023, que inclui a Missa do Trabalhador no calendário oficial de Contagem. Para se tornar oficial, o próximo passo é a aprovação da proposição por parte do Executivo Municipal. A expectativa é que ainda neste ano de 2023, e evento se torno oficial ao município, segundo informou o vice-prefeito Ricardo Faria, em reunião na Cúria Regional da RENSA, no último dia 16 de março, dias antes da aprovação da matéria no Legislativo Muncipal.

A Missa do Trabalhador é celebrada há 46 anos todo dia 1º de maio pelas paróquias e pastoais sociais de comunidades de fé da RENSA. A liturgia sempre acontece na Praça da Cemig, no bairro Industrial, em Contagem e já chegou a reunir milhares de pessoas. Para o Bispo Referencial da RENSA, Dom Nivaldo dos Santos, e ao Vigário Episcopal, Padre Dinamar Gomes, a liturgia é um verdadeiro patrimônio imaterial da cidade.

Garantias

Com a inclusão da Missa do Trabalhador no calendário de Contagem, o Executivo Municipal da cidade passa a garantir toda estrutura como palcos, banheiros químicos, tendas, segurança, limpeza, além da autorização para o uso do espaço público para a realização dos atos de fé. Até então, a maior parte dos custos para a realização das missas partiam da própria Região Episcopal, por meio da colaboração feita pelas paróquias.

Patrimônio imaterial

Para Dom Nivaldo dos Santos, a Missa dos Trabalhadores, que neste ano completará 47 anos de celebração em Contagem, se tornou um bem cultural e de expressão popular de fé na região. “A missa já faz parte da história da cidade. Eu penso que com a inclusão no calendário oficial, Contagem passa a incorporar um bem imaterial valioso que já existia na cidade há tantos anos”.

O projeto que inclui a Missa dos Trabalhadores no calendário oficial de Contagem é de autoria do vereador Vinícius Faria (Republicanos), e, segundo relatado pelo próprio autor da matéria, atende uma demanda que o político já havia recebido por parte de padres de paróquias da RENSA, agentes pastorais e pelos próprios moradores da cidade, que já participavam das celebrações.

Tradição

A Missa do Trabalhador, solenidade em honra à São José Operário, acontece na RENSA desde 1976, no dia 1º de Maio, na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, bairro Cidade Industrial (quarteirão fechado da Praça da Cemig). A liturgia já chegou a reunir milhares e deixou de ser celebrada na praça somente no período da pandemia, entre os anos de 2020 2021. Em 2022, a missa voltou a acontecer presencialmente, porém em uma das paróquias da RENSA. Para 2023, a celebração de São José Operário retorna para o espaço público.