Agentes da Pastoral Carcerária de toda Arquidiocese de Belo Horizonte participaram de uma formação na Cúria Regional da Rensa, em Contagem, no último sábado, 17 de junho. O encontro teve como tema a Carta Encíclica “Fratelli Tutti”, que fala sobre a fraternidade e a amizade social.
De acordo com a membro da Pastoral Carcerária, e uma das organizadoras da formação, Ivana Almeida, esse é um tipo de atualização permanente a qual as pessoas que atuam na pastoral são convidadas a participarem. A proposta do encontro, ainda segundo Ivana, é promover reflexões sobre as ações sociais que a igreja propõe e assim manter a caminhada pastoral fortalecida e mais consciente.
“Falamos de alguns desafios, sendo o principal deles fazer a Pastoral Carceraria (PCr) não só presente nas Unidades Prisionais(UP) mas, também nas paróquias. Derrubar os muros e construirmos pontes para o resgate da dignidade humana”, explicou Ivana.
O tema do encontro foi conduzido pela irmã da Congregacao das Carmelitas Missionárias, Maria Nieves Fonseca Sanchez. uma das coordenadoras da Pastoral Carcerária na Rensa. A religiosa é uma das coordenadoras da Pastoral Carcerária na Rensa e também da Pastoral da Saúde de Betim.
Carisma Pastoral
A Pastoral Carcerária tem como missão promover e desenvolver a cidadania dos presos, seus familiares e egressos. O objetivo principal é levar o Evangelho de Jesus Cristo aos que estão no sistema prisional. Os agentes da Pastoral trabalham para que os direitos humanos sejam garantidos. Para isso, está atenta às situações que possam configurar comprometimentos a este segmento de cidadãos e propõe medidas de conciliação e paz.
Na Rensa, os agentes da Pastoral Carcerária, fazem visitas aos encarcerados, promove momentos de espiritualidade, oferece atendimentos jurídicos, além de outras atividades de auxílio social e espiritual.
Desenvolver um processo de reflexão junto à sociedade, por meio de seminários, debates, reuniões, que objetivam melhorar a questão carcerária no Estado, e do processo penal como um todo, assim como a situação dos presos e alternativas a este sistema também é um dos objetivos da Pastoral Carcerária.
Encíclica
A Encíclica “Fratelli Tutti”, foi publicada pelo Papa Francisco em 3 de outubro de 2020, oitavo ano do pontificado do santo padre, na véspera da Memória litúrgica de São Franciso de Assis. O documento traz propostas para a vivência da fé de acordo com o testemunho de São Francisco, tendo como essência o amor fraterno, independente das barreiras físicas e/ou sociais.
“São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos”, proferiu Papa Francisco nas linhas iniciais da Carta Encíclica referindo-se ao santo.
Veja a notícia do encontro no site da Arquidiocese de Belo Horizonte, clicando AQUI.
Confira fotos do encontro da Pastoral Carcerária